Mais de 3 milhões de brasileiros receberão o saldo extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nesta semana. Segundo as informações do Governo Federal, as pessoas que nasceram no mês de dezembro poderão movimentar a quantia via Caixa Tem a partir da próxima quarta-feira (15). Trata-se, portanto, do último grupo a receber a quantia.
Dados divulgados pela Caixa Econômica Federal mostram que pouco mais de 3,3 milhões de brasileiros poderão movimentar o dinheiro a partir desta semana. Ao todo, estima-se que mais de 42 milhões de cidadãos estejam aptos ao recebimento. Quem nasceu entre os meses de janeiro e novembro já recebeu a quantia e já pode movimentar o saldo.
Para esta semana, o Governo Federal prevê a liberação de pouco mais de R$ 2,3 bilhões para os usuários que fazem aniversário em dezembro. Ao todo, estima-se que o montante chegará a marca dos mais de R$ 30 bilhões liberados para os trabalhadores que podem receber o saldo neste momento. A liberação é fruto do período trabalhado pelos indivíduos.
Em todos os casos, os cidadãos podem movimentar o dinheiro do FGTS extraordinário através do app do Caixa Tem. A quantia é depositada no aplicativo automaticamente para a maioria das pessoas. Com o saldo devidamente depositado, o indivíduo escolhe se prefere usar o montante pelo sistema ou se deseja transferir o valor para outra conta.
De toda forma, não é necessário ter pressa. Informações da própria Caixa Econômica Federal dão conta de que os cidadãos têm até o próximo dia 15 de dezembro para movimentar o dinheiro do Fundo de Garantia. Caso não realize nem uma simples movimentação, ele poderá perder o saldo, pois o Governo Federal retomará a quantia.
Segundo informações da Caixa Econômica Federal, a maioria dos trabalhadores com algum saldo no FGTS recebe o montante automaticamente, ou seja, eles não precisam realizar qualquer tipo de solicitação para receber o dinheiro.
No entanto, existem casos específicos de pessoas que precisam fazer o pedido. Para estes casos, normalmente o cidadão percebe que não recebeu nada mesmo na data do seu pagamento oficial. De toda forma, não há com o que se preocupar.
Segundo a Caixa Econômica Federal, quando alguém passa por esta situação, basta ir até o app do FGTS e solicitar o saque. O banco explica que o dinheiro será depositado oficialmente na data seguinte apontada para o calendário.
Alguns usuários afirmam que estão encontrando dificuldades para consultar as informações básicas do FGTS extraordinário no app oficial do programa. Há relatos de formação de filas no aplicativo e de erros no sistema.
A Caixa Econômica Federal informa que as filas se formam em um contexto de alta procura pelo app. Quando muitos indivíduos acessam o sistema de uma só vez, é natural que o programa apresente travamentos, erros e até mesmo a formação de filas.
Nestas situações, a dica é prestar atenção ao horário do acesso. A ideia é buscar o atendimento nos horários que são naturalmente menos concorridos. Quem puder acessar o programa durante a madrugada, por exemplo, pode encontrar mais facilidades neste sentido.