O Governo Federal iniciou na última semana o processo de liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) emergencial. Na quarta-feira (20), por exemplo, os usuários que nasceram no mês de janeiro já puderam pegar a quantia. Entretanto, alguns deles ainda não sabem como realizar o procedimento de movimentação.
Não é preciso sair de casa para fazer isso. Basta seguir o passo a passo do uso do Caixa Tem. É justamente nesta conta social digital que o Governo Federal deposita os valores do FGTS. Por lá, é possível realizar atividades como pagamento de contas, compras, transferência de saldos e até mesmo saque dos valores. Veja abaixo o passo a passo de cada processo.
O limite geral para a transferência do dinheiro do FGTS e de R$ 600 por operação. Como o processo é feito através do sistema de Documento de Crédito (DOC), o dinheiro cai na conta de destino em até 24 horas ou até um pouco mais do que isso.
Nem todo mundo sabe, mas é possível sacar o dinheiro do FGTS utilizando o sistema do Caixa Tem. Para isso, será necessário ir até um caixa eletrônico e gerar um código no app. Assim, ele conseguirá pegar o montante em espécie.
No app
No Caixa Eletrônico
O saque será efetuado na sequência. Lembre-se sempre que a geração do código do Caixa Tem tem validade de uma hora. Dessa forma, o cidadão não pode gerar uma numeração hoje para sacar o dinheiro apenas amanhã. A dica é realizar o procedimento no app apenas quando estiver próximo de um caixa.
O saque de até R$ 1 mil do FGTS começou desde a última quarta-feira, 20 de abril (para nascidos em janeiro). Segundo o calendário, os saques continuarão sendo disponibilizados até 15 de junho (para nascidos em dezembro). Todos os grupos poderão sacar até dezembro, de acordo com informações do Governo Federal.
Veja o cronograma:
É importante lembrar que os trabalhadores não são obrigados a realizar o saque do FGTS, mas caso não queiram aproveitar a oportunidade, só poderão fazer o saque em situações específicas previstas em Lei.