O Ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta semana que o Governo Federal estuda a liberação de novos saldos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com ele, essa é uma opção que ainda está em estudo, mas que poderia ajudar as pessoas que estão com dívidas neste momento.
Desde que ele deu essa declaração, o interesse no assunto por parte da população cresceu. O que se sabe neste momento é que muita gente está tentando saber se já existe algum tipo de saldo disponível para movimentação neste momento. A boa notícia é que não é preciso muita coisa para saber disso. Basta ter o seu cpf e conexão com internet.
De acordo com o próprio Governo Federal, o cidadão que precisa consultar o seu saldo tem duas maneiras de se fazer isso. Uma delas é através do site oficial da Caixa Econômica Federal. Essa é uma opção que existe apenas para os correntistas do banco. A outra possibilidade é usar o app do próprio FGTS. Essa via serve para qualquer pessoa.
Em alguns casos, o cidadão pode acabar não conseguindo entrar no seu app mesmo seguindo esse passo a passo. Não precisa se preocupar. Quando isso acontecer, você pode tentar entrar em contato com a própria Caixa Econômica Federal.
Para tanto, você pode tentar ligar para o número 4004-0114, para o caso dos usuários que moram em capitais ou pelo menos em Regiões Metropolitanas. Já os cidadãos das demais regiões podem tentar ligar para o 0800-1040104.
A Caixa Econômica Federal alerta que, conseguindo ou não acessar o app, o cidadão não deve dar a sua senha para ninguém. Nem mesmo para o atendente do próprio banco. Esse é um número que deve permanecer com o cidadão.
É importante dizer que não vai adiantar ir agora no app do FGTS para procurar por essa nova liberação que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, está estudando. De acordo com as informações oficiais, essa leva ainda está em fase de estudos.
Então não há nada confirmado ainda. O que se sabe é que de acordo com informações de bastidores, o Governo vai fazer um anúncio sobre o assunto nas próximas semanas. Contudo, neste momento ainda não tem nada garantido.
Para quem ainda não sabe, o FGTS é um benefício que vai para trabalhadores com carteira assinada. A ideia é liberar esse dinheiro apenas em algumas situações específicas como em casos de tragédias ou mesmo de demissões do trabalho.