Já pensou que enviar dinheiro pelo PIX na conta errada é uma dor de cabeça? Infelizmente, muitos usuários já experimentaram isso. Para ajudá-lo a corrigir o erro, aqui estão algumas dicas sobre o que fazer se o erro acontecer.
Basta um número errado para transferir dinheiro para uma chave PIX na conta errada da pretendida. Se você tiver sorte, a pessoa que errou a transação pode enviar o valor de volta sem resistência. Mas, se não, é melhor saber o que fazer lendo a matéria que o Notícias Concursos preparou nesta quarta-feira (01).
Existem várias chaves PIX. Por exemplo, pode ser CPF, telefone, e-mail. Se você perceber o erro somente depois de ter inserido a senha, já era. O dinheiro vai para a chave designada. Então, é aí que começa a preocupação: como recuperar o dinheiro que acabou indo para outra pessoa?
O primeiro passo pode parecer óbvio, mas é melhor destacar. Verifique se todas as informações da chave PIX estão corretas antes de confirmar a transação. Se mesmo assim o dinheiro for mandado para a conta errada, entre em contato com sua agência bancária. É o primeiro passo para identificar para onde foi o dinheiro. Assim, os próprios bancos ajudam a recuperar os fundos.
O próximo passo, principalmente se o erro envolver uma grande quantia, é registrar o ocorrido com um boletim de ocorrência por meio da Polícia Civil. Isso facilita a recuperar o dinheiro e garantir que, de fato, o valor é seu.
Depois de entrar em contato com a conta de destino e registrar o relatório de incidente, o próximo passo é tentar um reembolso amigável. Se a outra parte se recusar, a única saída é entrar com uma ação na justiça.
É muito ruim passar por uma situação assim, mas caso isso tenha acontecido você, de PIX na conta errada, siga esses passos para recuperar sua quantia. O ideal é prevenir que isso aconteça prestando bastante atenção em todas as informações antes de confirmar a transação.