Ficar com o ferro de passar queimado pode ser um grande transtorno. Afinal de contas, não é nada agradável precisar passar uma roupa para sair e não poder porque seu ferro está cheio de sujeira grudada, não é mesmo?
Além disso, também não é legal ir passar uma peça e ela ficar com manchas devido aos resíduos de queimado que estavam grudados no ferro e você nem percebeu. Sendo assim, procurar formas de resolver esse problema é fundamental. E para te ajudar com isso, hoje trouxemos uma série de dicas de truques para que você limpe o ferro de passar e o deixe novinho em folha. Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma dica importante.
Uma das principais causas do ferro de passar queimado é a acumulação de crostas de tecido que grudam na base do aparelho. Isso pode ocorrer devido ao uso excessivo de amido, no caso de quem utiliza goma, ou simplesmente pelo atrito constante com os tecidos.
Sendo assim, para remover essas crostas e recuperar o bom funcionamento do seu ferro, você pode usar truques simples e infalíveis, como esses que você vê a seguir.
Um produto simples e eficaz para limpeza de diversas superfícies, o vinagre branco também é ótimo para resolver o problema do ferro de passar queimado.
Para isso, é só misturar partes iguais de água e vinagre branco em um recipiente e aquecer a solução. Em seguida, mergulhe um pano limpo, de preferência de algodão, nessa mistura.
Então, desligue o ferro e passe-o por cima do pano úmido pela solução. Esfregue suavemente o ferro e, se necessário, repita a operação até que toda a sujidade de queimado saia. Assim, a combinação do calor com a acidez do vinagre ajudará a dissolver as crostas.
O sal também é um aliado na remoção de crostas queimadas do ferro de passar. Para usá-lo na resolução desse problema, aqueça o ferro na temperatura média, polvilhe um pouco de sal sobre um papel toalha e passe-o sobre a base do ferro enquanto ele continua quente.
Dessa forma, o sal atuará como um abrasivo suave, removendo as crostas sem danificar o aparelho.
Esse ingrediente versátil e econômico vai além da limpeza doméstica e também pode ser utilizado para resolver ferro de passar queimado. Sendo assim, faça uma pasta grossa com bicarbonato de sódio e água e aplique-a sobre a base do ferro. Em seguida, com um pano úmido, esfregue suavemente a pasta para soltar as crostas. Depois, limpe o ferro com um pano úmido para remover a pasta.
Agora que você já sabe como limpar o seu ferro de passar queimado, é importante também saber como evitar que ele queime. Desse modo, aqui estão algumas dicas úteis para proteger seu aparelho.
Evite acumular crostas no ferro de passar limpando-o regularmente. Assim, além de ajudar a prevenir queimas, uma base limpa também proporciona melhor deslizamento sobre os tecidos.
Você pode usar alguns dos produtos que mostramos nas dicas, como o vinagre, o sal e o bicarbonato, para limpar o ferro após cada uso. Além disso, você também pode usar um pedaço de esponja de lã de aço para fazer a limpeza.
Cada tipo de tecido requer uma temperatura específica para ser passado. Assim, verifique sempre as instruções nas etiquetas das roupas e ajuste o ferro para a temperatura adequada. Isso evitará que o ferro queime os tecidos mais sensíveis.
Também é importante não passar o ferro sobre estampas e superfícies emborrachadas, por exemplo, que são mais propensas a queimar e deixar resíduos grudados na superfície do seu aparelho.
O amido serve para deixar as roupas mais alinhadas, no entanto, o uso excessivo pode causar acúmulo de crostas no ferro. Por isso, mesmo que você não renuncie a suas roupas bem engomadas, utilize-o com moderação e siga as instruções de uso do produto.
Alguns tecidos delicados podem receber uma camada extra de proteção com um tecido fino colocado entre a base do ferro e a roupa. Assim, isso ajuda a evitar o contato direto do ferro sobre a peça, reduzindo o risco de queimar.
Gostou das dicas? Agora coloque todas elas em prática e nunca mais sofra com ferro de passar queimado!