A Feira USP e as Profissões se iniciou nesta quinta-feira (3) por meio digital pela primeira vez. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o famoso evento ocorreu em diversos horários em plataforma online.
O principal intuito da feira é apresentar os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) aos estudantes interessados em ingressar nela.
De acordo com a instituição, estudantes de ensino médio e de cursos preparatórios são os que irão melhor aproveitar as lives, lideradas por docentes e alunos da universidade.
Os participantes poderão ingressar na feira online para conhecer os 180 cursos de graduação que USP oferece. Eles têm até amanhã, dia 4 de setembro para conferir os conteúdos. A entidade tem a expectativa de atrair 500 mil estudantes.
“Além de mostrar um pouco dos cursos que oferecemos, a Feira é uma oportunidade para mostrar o que é Universidade para os nossos futuros estudantes e a importância da educação para a formação de nossos líderes e para o desenvolvimento sólido e sustentável de toda a sociedade”, afirmou o reitor Vahan Agopyan, na cerimônia de abertura da Feira.
Na feira, o estudante terá acesso a vídeos sobre cursos, carreiras, formas de ingresso, assim como as políticas de permanência estudantil. Ademais, haverá uma programação com mais de 1 mil atrações como por exemplo: lives, passeios virtuais e testes de orientação vocacional.
“Nesse momento de grandes desafios pessoais e profissionais, a USP não deixou de trabalhar e pensar no aluno, abrindo uma oportunidade não só para os jovens do Estado de São Paulo, mas de todo o Brasil, conhecer um pouco da nossa Universidade e suas contribuições”, afirmou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.
O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, participou da cerimônia de abertura. Ele apresentou as ações da Universidade para estimular o ingresso de alunos oriundos das escolas públicas. Ressaltou, por exemplo, o Programa Vem pra USP e a isenção de taxas de inscrição da Fuvest.
Além disso, lembrou que em 2021, 50% das vagas do vestibular são destinadas a alunos oriundos das escolas públicas.
“O ano de 2020 não é um ano perdido, é um ano diferente, um ano de grandes desafios que nos obrigou a se adaptar e a acelerar mudanças. Os candidatos do próximo vestibular não enfrentarão mais ou menos dificuldades que os candidatos de anos anteriores, apenas outros tipos de dificuldades. Por isso, aproveitem, estudem. Espero encontrá-los em meados de março, quando começaremos o ano letivo de 2021”, reforçou o reitor Vahan Agopyan.
A participação na Feira USP e as Profissões é gratuita e demanda inscrição prévia.
Acesse esse link para participar da Feira USP e as Profissões.