Como fazer uma apresentação de trabalho em grupo?

Conseguir fazer uma apresentação de trabalho em grupo digna de uma nota 10 não é fácil, mas, também não é impossível. Com a divisão do conteúdo, ensaios consistentes e uma interação natural durante a apresentação, as chances de sucesso são muito maiores.

Mas fique calmo! No decorrer deste texto explicamos, detalhadamente, cada um desses fragmentos que acabamos de citar. Basta lê-lo até o fim. 😉

Como fazer uma apresentação de trabalho em grupo?

Para fazer uma apresentação de trabalho em grupo respeitável, lembre-se de que todos precisam saber o conteúdo apresentado.

Ou seja, não caia no erro de apenas decorar a sua parte, pois isso pode ser claramente percebido pelo professor. Mas sim, conversem sobre todo o material e apenas dividam de acordo com as afinidades de cada um.

Veja como prosseguir:

1- Dividam os conteúdos da maneira certa – cuidado para não quebrá-los

Seguindo o que foi dito acima, na hora de dividir a apresentação do trabalho em grupo tenha o cuidado de não quebrar o que precisa ser dito. Ou seja, é muito importante que você saiba criar uma conexão entre uma parte do trabalho e outra.

Muitas vezes os estudantes dividem o conteúdo de uma maneira que eles poderiam existir sem a presença do outro, como se fossem partes soltas. Mas, para que tudo fique mais dinâmico, o interessante é dividir o conteúdo de uma forma que uma parte esteja ligada na outra.

Assim, você pode dizer: “Como minha colega mencionou, este conceito associa-se também com…” Percebe a interação entre as partes?

2- Ensaiem juntos – a apresentação deve garantir a interação entre vocês

Os ensaios são muito importantes. Vocês podem ensaiar apenas com vocês ou com outros colegas, a fim de criar uma atmosfera mais próxima do real.

Esses ensaios podem ajudar vocês a formarem uma espécie de diálogo enquanto apresentam, e novamente voltamos para a interação com partes fluidas, e não “quebradas”.

3- Alimentem-se bem antes da apresentação

Toda a equipe precisa estar bem preparada na hora de fazer uma apresentação de trabalho em grupo. Sendo assim, alimentem-se bem, com alimentos leves e que não causem cansaço, sono, má-digestão, etc.

4- Bebam água durante a apresentação

Beber água durante a apresentação mantém o cérebro ativado, os órgãos ativos, a mente acordada e você ainda se sente mais à vontade. Afinal, o simples ato de “quebrar” a tensão focando-se na água em que se bebe é algo muito interessante na hora de fazer uma apresentação de trabalho em grupo.

5- Cuide do seu sono na noite anterior

Tenha uma boa noite de sono na noite anterior à apresentação. Estar com o corpo descansado e revigorado é imprescindível para manter a memória funcionando bem e assim melhorar o seu desempenho.

6- Pense no grupo – e não se sinta sozinho lá na frente

Quando estiver diante do público, tente fazer com que o seu cérebro compreenda que você não está sozinho – os seus colegas estão com você.

Pense que as pessoas estão assistindo um grupo, e não você, sozinho. Isso pode aumentar a sua confiança e melhorar os seus resultados na hora de fazer uma apresentação de trabalho em grupo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.