Saber o que fazer para se comunicar bem no trabalho é uma peça-chave fundamental para a construção de uma boa imagem profissional. Afinal, é por meio da comunicação que nós apresentamos dados relevantes, fortalecemos a nossa marca pessoal e permitimos que as outras pessoas nos conheçam e aprendam conosco.
Porém, apesar de a comunicação ser essencial, isso não quer dizer que ela seja fácil de se colocar em prática, concorda? Por isso, comece a treinar mais a sua oratória e o seu posicionamento, iniciando pela leitura deste conteúdo. 🙂
Existem diversas ações que você pode fazer para se comunicar bem no trabalho. Abaixo listamos algumas delas. Avalie quais fazem sentido para você e comece a colocar a “mão na massa”:
Antes de querer comunicar algo importante, experimente escutar e observar o ambiente. Analise como as outras pessoas se comunicam, conversam e trocam ideias. Quanto mais você estudar o ambiente, melhor será. Isso porque você entenderá o clima e a dinâmica do local, usando essas informações ao seu favor, mais tarde.
Se você tem algum assunto muito relevante para comunicar, prepare-se! Procure estudar bastante o que será apresentado, para que você tenha o real domínio do que será discutido. Assim você conseguirá se comunicar melhor e, ainda, se sentirá muito mais confiante para consigo mesmo.
Fique atento à sua linguagem corporal, postura e tom de voz. Você precisa estar alinhado ao momento e ao contexto. Para isso, relembre o que você observou: qual o tom de voz e a postura usual dentro da empresa? Como as pessoas influentes costumam se portar durante uma conversa importante?
Ter esse conhecimento pode lhe ajudar na hora de se policiar e transmitir uma imagem mais forte de si mesmo.
Desenvolva um roteiro para o que será comunicado. Isto é, tenha o começo, o meio e o fim do seu discurso. Caso contrário, a ansiedade pode fazer com que você acabe dando muitas voltas no que você quer dizer, atrapalhando o resultado final. Por isso, tenha um “trilho” que será seguido durante a sua comunicação. Esse trilho pode estar em uma anotação, um slide ou apenas na sua mente – se você conseguir manter a tranquilidade dessa forma.
Ao mesmo tempo, cuidado para não enrolar demais enquanto explica algo. Encher de metáforas pode ser ruim. Por isso, tenha um roteiro claro, conciso e objetivo.
Por fim, procure fazer perguntas para as outras pessoas poderem interagir. Porém, aqui vale um adendo: faça perguntas mais abertas, que não possam ser respondidas apenas com “sim” ou “não”. Assim, a discussão será ainda mais valiosa e a comunicação vai se tornando cada vez mais natural.
Boa sorte no seu desenvolvimento e nas suas conversas!