Saber o que fazer antes sair de férias pode ajudá-lo a ter um recesso mais tranquilo e sem clientes ou colegas de trabalho contatando o tempo todo, concorda? Porém, o que deve ser feito, de fato? Quais são as pendências que devem ser finalizadas?
Neste texto, apresentamos algumas dicas que podem ajudá-lo a se organizar da melhor forma. Acompanhe!
As férias, sem dúvidas, são muito esperadas depois de um ano cheio de desafios e mudanças significativas. Porém, elas não podem “cair de paraquedas” no seu dia e, simplesmente, fazer com que você abandone o trabalho pela metade, concorda?
O ideal é que você se organize com uma certa antecedência, para que ninguém fique na mão e você não tenha que lidar com retrabalho no retorno.
Veja algumas considerações que podem ajudá-lo:
Você sabe o que precisa ser entregue antes do recesso? E quais demandas têm prazos que foram colocados no meio das suas férias? Essas atividades devem ser concluídas antes da sua saída, para que nada fique acumulado para o começo do ano.
No entanto, se houver excesso de demandas, considere delegar o que for necessário – tanto enquanto você trabalha quanto para o momento em que estiver afastado do trabalho.
Seguindo o que apontamos acima, se algum trabalho deve ser entregue em um dia que você já não estará mais na empresa, considere a possibilidade de adiantá-lo. Quanto mais você conseguir organizar as suas prioridades dessa forma – mas sem se sobrecarregar, ok? -, mais fácil será o retorno ao trabalho depois das férias.
Existem algumas ações que devemos fazer antes de sair de férias em qualquer circunstância, e avisar quem precisa saber da sua ausência é uma delas.
Ou você prefere ser incomodado durante as férias com dúvidas e clientes solicitando algum serviço? Pois é!
Portanto, comunique quem precisa saber da sua ausência e deixe claro o período de retorno. Assim, você já poderá alinhar até que data estará recebendo novos serviços e quando estará com a agenda fechada.
Fazer um bom planejamento para o retorno também é interessante. Afinal, nada mais desagradável do que retornar ao trabalho se sentindo um pouco perdido e sem saber o que exatamente deve ser feito, concorda?
Por isso, considere a possibilidade de preparar um planejamento para que a primeira semana já esteja previamente programada e você não retorne se sentindo sem “norte”.
Se porventura algum colega de trabalho for substituí-lo, considere prepará-lo com certa antecedência. Deixe organizado as pendências, as prioridades e os processos para executar cada demanda.
Desse modo, você poderá entrar de férias com mais tranquilidade e o seu colega não provocará a necessidade de retrabalho no seu retorno. 😉
Boas férias e um excelente fim de ano para você!