Um dos apresentadores mais populares da TV brasileira, Faustão registrou uma piora em seu estado de saúde, de acordo com novo boletim médico divulgado neste domingo (20) pelo Hospital Albert Einstein, onde ele está internado desde o início deste mês de agosto. O apresentador precisa realizar um transplante de coração.
Para tanto, Fausto Silva foi incluído na chamada fila de espera administrada pelo Sistema Público de Saúde (SUS). A nota do hospital diz ainda que o apresentador está passando por “cuidados intensivos”, com a realização de diálise. Faustão também está usando medicamentos que ajudam na força de bombeamento do coração.
Abaixo, você pode conferir a nota completa do Hospital divulgada na noite deste domingo (20).
“Em 05 de agosto, Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca, condição que vem sendo acompanhada desde 2020. Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”.
No final da última semana, a notícia de que Faustão estava internado no Hospital Albert Einstein desde o início do mês, deixou vários fãs e admiradores apreensivos. De todo modo, o apresentador gravou e publicou um vídeo tranquilizando as pessoas e agradecendo o apoio recebido pelos brasileiros.
“Eles vão decidir que tipo de cirurgia podem fazer. Eu peço que, para quem goste de mim, reze por mim“, disse Fausto Silva no vídeo publicado.
Paralelamente, a sua esposa, Luciana Cardoso, também concedeu entrevistas afirmando que tudo estava em situação de estabilidade e não existia nenhuma novidade sobe o estado de saúde. Esta nota também foi assinada pelo diretor-médico do Hospital Albert Einstein, Miguel Cendoroglo.
Todo este movimento leva a crer que a piora de Faustão ocorreu basicamente nas últimas horas. Um novo boletim médico sobre o assunto é aguardado para esta segunda-feira (21) a qualquer momento.
No último mês de junho, Fausto Silva apresentou o seu último programa antes do fim do seu contrato com a emissora Bandeirantes. Ele deixou de comandar a atração um ano e meio depois do início na sua nova emissora. Desde junho, o programa vinha sendo comandado pelo seu filho, e pela jornalista Anne Lottermann.
Curiosamente, o programa foi oficialmente encerrado na última sexta-feira (18), em uma edição especial que contou com uma homenagem ao apresentador feita pelos seus filhos no palco da atração.
Fausto Corrêa da Silva, mais popularmente conhecido como Faustão, é natural de São Paulo, e tem 75 anos de idade. Em sua vasta carreira como comunicador, ele atuou como radialista, comediante e apresentador de televisão.
Na década de 1960, Fausto iniciou a sua carreira como radialista na área de esportes. Já na década de 1980, ele estreou na televisão apresentando o programa Perdidos na Noite, que foi iniciado na TC Gazeta e logo depois migrou para outras emissoras como TV Record e TV Bandeirantes.
Mas o seu maior êxito enquanto apresentador aconteceu mesmo na TV Globo, onde ele apresentou o Domingão do Faustão de maneira ininterrupta de 1989 até 2021. Trata-se, portanto, de um dos programas mais longevos da história da televisão brasileira.
Na Globo, depois da saída de Faustão o Domingão passou a ser apresentado inicialmente por Tiago Leifert, mas agora o horário foi entregue ao apresentador Luciano Huck, que apresenta o Domingão com Huck desde o ano de 2022.