Muitos fatores impactam no resultado de uma empresa na era digital, dentre eles, os fatores tecnológicos podem destacar o produto ou o serviço no mercado de maneira orgânica e direcionada.
O investimento de uma empresa em tecnologia não é uma opção na era digital. Entretanto, essa obrigatoriedade pode ser direcionada para que os fatores tecnológicos corroborem os valores empresariais e amparem a gestão de forma holística.
Assim sendo, uma empresa que direciona seus valores de maneira intangível por meio de fatores tecnológicos, atende ao seu cliente de maneira abrangente.
Por exemplo, ao investir em um sistema de gestão omnichannel, a gestão da empresa consegue ampliar o seu canal de vendas; quebrar barreiras no que diz respeito a comunicação interna e externa; realizar estratégias para a fidelização do cliente; amparar os fluxos de marketing digital; obter métricas importantes para a gestão de pessoas, dentre outros aspectos. Todas essas vantagens podem ser obtidas através de um único investimento.
Por isso, estudar o mercado e entender o que a tecnologia entrega para a empresa é muito mais resolutivo do que investir em algo apenas para não ficar obsoleto no mercado.
Sendo assim, uma empresa que direciona o seu investimento em fatores tecnológicos, não apenas se destaca organicamente dentro do seu segmento, como também cria novas oportunidades para que possa se antecipar às demandas e entregar ao cliente melhorias contínuas de forma direta e indireta.
Portanto, o investimento em fatores tecnológicos deve amparar uma gestão holística na era digital; ao passo que é mais inteligente para a empresa direcionar a sua entrada no mercado por meio da tecnologia, a abdicar do potencial de sua marca, considerando a elevação da concorrência em todos os segmentos de mercado atual.
Além das vantagens da atuação estratégica e planejada, a gestão da empresa que abdica do investimento em tecnologia, fica aquém do seu potencial, chegando à obsolescência da empresa.
Contudo, é relevante que a gestão aproveite essa obrigatoriedade de investimento para que direcione o fluxo empresarial, de modo que a empresa se destaque organicamente e entregue um diferencial competitivo de valor para o mercado atual.