Conhecer alguns dos fatores que aumentam a ansiedade nos estudos pode ser um bom caminho para prevenir crises e impactos na saúde mental.
Só quem é estudante e sabe o quanto a rotina, às vezes, pode ser “assustadora”, no sentido de haver muitas cobranças e atividades que devem ser executadas. Porém, saiba que é possível prevenir alguns tipos de ansiedade nos estudos com mudanças de hábitos e de rotina.
Ficou curioso? Então venha conhecer quais ações podem estar causando ansiedade e trabalhe para cortá-las da sua rotina. Vamos adiante!
São diversos os fatores que aumentam a ansiedade nos estudos. Algumas pessoas podem se sentir mais ansiosas com a falta de organização, outras com a autocobrança. Isto é, a maneira como a ansiedade se manifesta no indivíduo tem relação com a história de vida dele. Logo, não seria possível listar todas as razões pelas quais uma pessoa pode experimentar crises ansiosas nos estudos.
Contudo, ainda assim existem episódios que podem ser mais frequentes do que outros, o que exige a atenção na hora de montar uma rotina qualificada. A seguir, descrevemos alguns desses episódios para que você reflita sobre eles e possa implementar boas mudanças na sua forma de estudar. Acompanhe!
Deixar as tarefas ou os livros que precisam ser lidos acumularem é um dos fatores que aumentam a ansiedade nos estudos. Afinal, quando você se der conta da quantidade de demandas que estão pendentes, poderá se sentir ansioso por crer que não dará conta, por exemplo.
Ver uma “pilha” de textos para serem lidos e resumidos pode ser bem desafiador. Por isso, lutar contra a procrastinação é mais viável do que deixar tudo para a última hora.
Uma rotina desorganizada também não é interessante e pode aumentar a ansiedade. Vamos supor que você precisa estudar para uma prova difícil, mas, como não possui uma rotina organizada, acabou se comprometendo com outras coisas e acredita que não conseguirá estudar da forma que deveria.
As chances de se sentir ansioso, antes e durante a prova, são maiores do que se você tivesse um momento de estudos pré-estabelecido e que fosse respeitado no dia a dia.
A falta de planejamento está lado a lado com a desorganização da rotina, mas tem um plus: a ausência de um bom cronograma de estudos. Até porque, não basta separar uma hora do dia para estudar se, na prática, você nem sabe o que deve ser estudado primeiro, concorda? Sendo assim, a falta de planejamento também pode ser considerada um dos fatores que aumentam a ansiedade nos estudos.
A autocobrança excessiva é outra questão que deve ser analisada com cuidado. Se você está sempre tentando atingir uma perfeição que não existe, há grandes chances de se sentir ansioso com relação aos estudos.
Por exemplo, para você só é válido tirar 10 nas provas? Ou você consegue se contentar com algo abaixo disso?
Analise isso com atenção, pois, muitas vezes, um dos principais fatores que aumentam a ansiedade nos estudos é, justamente, a autocobrança em excesso. Cuide-se e respeite os seus limites!