A Receita Federal confirmou que o 5º lote da restituição do Imposto de Renda será oficialmente liberado no próximo dia 30 de setembro. Contudo, você não vai precisar esperar todo esse tempo para saber se foi selecionado para receber o saldo nesse derradeiro pagamento.
Como de costume, a Receita Federal libera a consulta ao lote da restituição do Imposto de Renda uma semana antes de pagamento oficial. Por essa lógica, pode-se afirmar que qualquer cidadão poderá verificar se foi selecionado a partir da próxima segunda-feira (23), mas precisamente às 10h.
Milhões de brasileiros de todas as regiões do país já receberam a restituição do Imposto de Renda de 2024 nos quatro primeiros lotes já liberados. Quem não recebeu, no entanto, terá essa última chance de receber o saldo no patamar regular.
Assim como nos meses anteriores, a Receita Federal costuma liberar a restituição do Imposto de Renda com base em uma lista de prioridade. Por lei, alguns grupos sociais têm o direito de receber esse valor com antecedência. A lista de prioridades pode ser vista abaixo:
Não é preciso sair de casa para saber se você será selecionado para o 5º lote da restituição do Imposto de Renda. A verificação pode ser feita de maneira remota, através do site oficial da própria Receita Federal para a verificação.
Dentro do site oficial, basta inserir alguns dados pessoais básicos como o CPF, o nome completo e a data de nascimento, por exemplo. Dentro do sistema, a Receita também vai pedir para você informar o ano declaração, que no nosso caso é 2024.
Logo depois, o próprio site da Receita Federal vai indicar se você foi selecionado para receber a restituição do Imposto de Renda neste 5º lote. Caso você tenha sido selecionado, não há mais nada a ser feito. Basta esperar até que o saldo seja depositado em sua conta na semana seguinte.
Se você não foi selecionado para receber o 5º lote da restituição, mesmo tendo direito ao saldo, a dica é consultar as informações da sua declaração no aplicativo oficial. Vale sempre lembrar que pessoas que caíram na malha fina não podem receber esse valor até que regularizem a sua situação.
Abaixo, você pode conferir o grupo de pessoas que declararam o Imposto de Renda neste ano de 2024: