A falta de padronização de processos pode gerar uma série de consequências no dia a dia de qualquer empresa. Por isso, elencamos, neste conteúdo, os principais problemas que podem surgir em decorrência disso. Acompanhe e saiba mais!
As principais consequências da falta de padronização de processos são grandes. Elas provocam uma série de problemas de curto, médio e longo prazo. Por isso, justamente, que é tão importante otimizar fluxos de trabalho e estabelecer métodos que sejam eficientes.
Veja, portanto, quais são as consequências de não ter métodos:
A necessidade de retrabalho fica muito evidente quando há falta de padronização de processos. Afinal, cada pessoa pode executar as tarefas de uma forma diferente, de acordo com as próprias, digamos, “crenças” e métodos. Consequentemente, uma pessoa nunca irá executar a mesma coisa que a outra, e o resultado é um trabalho distinto um do outro.
Em alguns casos, essa distinção pode não causar nenhum tipo de contratempo. Já em outros momentos, pode ser o estopim para uma necessidade recorrente de retrabalho. Por isso, fique de olho nesse ponto!
A produtividade também tende a cair quando há falta de padronização de processos. Isso porque a pessoa terá que “pensar do zero” todas as vezes. Para ilustrar, imagine um cenário no qual você precisa construir um texto, como este que você está lendo.
Agora, imagine que todos os dias você tem que fazer um texto de tamanho diferente, com um número diferente de subtítulos, etc. Além disso, em um dia você faz um esboço, no outro você só “escreve corrido”, em outro você pesquisa, etc.
São tantas formas diferentes que todas as vezes em que você começa a escrever, o trabalho se torna um grande desafio e um “mistério” de como será executado no decorrer do dia.
Portanto, cuidado com a diminuição de produtividade que a ausência de métodos pode ocasionar! Saber o que fazer e quando fazer é muito importante para garantir um fluxo de trabalho mais produtivo.
Seguindo o raciocínio do exemplo acima, podemos ainda cair no erro da desorganização. O dia a dia de trabalho se torna uma bagunça, fazendo com que o fluxo de trabalho entre em decadência cada vez mais.
Um ambiente de trabalho no qual há falta de padronização de processos também pode provocar um aumento na rotatividade dos colaboradores. Afinal, eles não conseguem se sentir parte de algo, pois a sensação que existe é que tudo é completamente aleatório, dia após dia.
Essa aleatoriedade, que apontamos acima, também é responsável por causar a desmotivação dos colaboradores. Até porque pode ser extremamente cansativo ter que tomar decisões importantes a todo momento e nunca poder contar com algum tipo de padronização.
Logo, o trabalho se torna uma carga muito desgastante, ocasionando problemas emocionais, por exemplo. Por isso, a falta de padronização de processos é tão prejudicial para o dia a dia de qualquer empresa, e deve ser evitada.