Recentemente, o Nubank, Santander e Itaú apresentaram algumas falhas em seus sistemas do PIX. Os clientes que perceberam o problema e tiveram prejuízos, denunciaram as instituições, fazendo com que o Ministério da Justiça os notificassem.
Os bancos tiveram o prazo de 10 dias para que esclarecessem a situação à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Na ocasião, os clientes questionavam pela demora na conclusão da transferência via PIX, ou até mesmo, por não terem conseguido realizar a transação. Na maioria dos casos, durante o procedimento de transferência, os valores sumiam da conta remetente, mas não chegavam ao destino, gerando grande preocupação aos usuários dos aplicativos dos bancos.
De acordo com o Ministério da Justiça, em casos de danos causados aos clientes, os bancos devem ser responsabilizados, sendo obrigados a acarem com os valores perdidos, caso não tivessem sido recuperados.
Clientes do Nubank podem definir limites no valor das transferências diárias e noturnas realizadas com o Pix. O ajuste pode ser feito pela opção “Meus limites Pix”. O recurso traz mais segurança aos usuários, considerando que o Pix também passou a ser utilizado em golpes.
O processo é bem simples. Veja o passo a passo a seguir:
Além da opção de alterar o limite das transações via Pix, os usuários podem usar a “Lista de confiança Pix”. Por meio dela, é possível selecionar os contatos que podem receber valores acima dos limites estipulados em qualquer horário.
Veja como realizar o procedimento a seguir: