Em março, o Facebook havia anunciado que doaria US$ 100 milhões (R$ 535 milhões na cotação atual) a cerca de 30 mil pequenas e médias empresas, de mais de 30 países, para ajudar a diminuir os impactos causados pelo coronavírus.
Nesta segunda-feira (08), a plataforma informou que R$ 14 milhões serão destinados a empresas brasileiras. Serão selecionadas cerca de 1.200 companhias, de São Paulo e Brasília, para participar do programa. Cada empresa receberá aproximadamente R$ 11 mil, entre dinheiro em espécie e créditos para publicidade nas plataformas da companhia (Facebook, Instagram e WhatsApp).
Para participar, é necessário que os empresários se cadastrem no site do programa.
No entanto, para receberem as doações, as empresas devem atender a alguns requisitos, como:
De acordo com o diretor geral do Facebook no Brasil, Conrado Leister, as empresas não precisarão ter um relacionamento prévio com o Facebook para serem contempladas.
“Os critérios para escolha não são correlacionados ao Facebook. Por isso mesmo, um parceiro externo fará toda a gestão do programa. Nosso objetivo é tentar diminuir o impacto da pandemia nos negócios das pequenas e médias empresas, seja ajudando a pagar o ponto de aluguel ou dando fôlego ao fluxo de caixa, por exemplo”, diz o diretor.
As inscrições poderão ser feitas até sexta-feira (14). De acordo com a plataforma, as empresas deverão receber seus valores até o início de setembro deste ano.