FALÊNCIA CONFIRMADA: fabricante de utensílios de cozinha muito conhecida no Brasil encerra atividades

Instant Brands enfrenta dificuldades e solicita falência

A fabricante de utensílios de cozinha Instant Brands, responsável pela produção dos produtos Pyrex, entrou com pedido de falência nos Estados Unidos. Apesar de ter enfrentado com sucesso os desafios da pandemia e a crise global da cadeia de suprimentos, a empresa alega que os desafios macroeconômicos e geopolíticos que persistem impactaram significativamente seus negócios.

falencia pyrex
Produto da Pyrex. Imagem: Adobe Stock

Qual a causa dessa situação?

Segundo o comunicado oficial da empresa, o aperto nos prazos de crédito e taxas de juros mais altas afetaram a liquidez da Instant Brands, tornando sua estrutura de capital insustentável. Atualmente, os juros nos Estados Unidos estão na faixa de 5% a 5,25% ao ano.

Quais são os próximos passos da Instant Brands?

A empresa aderiu ao Capítulo 11 da legislação americana, que permite ao devedor manter suas operações enquanto busca restaurar sua saúde financeira. A Instant Brands pretende continuar operando durante o processo de reestruturação e já conseguiu US$ 132,5 milhões em financiamento para tal finalidade. O presidente e CEO da Instant Brands, Ben Gadbois, afirmou que nos últimos meses a empresa tem trabalhado com todas as suas partes interessadas financeiras para se posicionar em uma nova fase de sucesso.

Problemas prévios com a Comissão Federal de Comércio dos EUA

Em janeiro de 2023, a Instant Brands foi alvo de alegações da Comissão Federal de Comércio dos EUA de que anunciava falsamente seus copos medidores de vidro Pyrex como “Made in USA” enquanto importava-os da China. A empresa concordou em pagar uma multa e alterar suas práticas de marketing para resolver a questão.

Tupperware Brands também enfrenta problemas financeiros

A situação da Instant Brands ocorre em um momento em que outras empresas do setor também enfrentam problemas financeiros. A Tupperware Brands, fabricante dos famosos potes de plástico e outros recipientes, informou em abril de 2023 que existiam “dúvidas substanciais” sobre sua capacidade de continuar operando. Caso a empresa não consiga solucionar suas dificuldades financeiras, ela também pode ter que recorrer à falência. Em resumo, a situação financeira da Instant Brands é um reflexo dos desafios enfrentados por várias empresas devido à crise global e às mudanças macroeconômicas e geopolíticas recentes. No entanto, com o apoio de suas partes interessadas e o financiamento alinhado, a empresa espera reestruturar-se e recuperar sua estabilidade. Enquanto isso, o setor de utensílios de cozinha deve permanecer atento ao desenrolar desse cenário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.