O predicado verbal contém apenas um verbo significativo como núcleo. Os verbos significativos indicam ações de: pensar, gostar, querer, estudar, subir, dar, agradecer, perdoar, chorar, entre outros.
Os verbos significativos podem ser intransitivos ou transitivos, exprimindo o objeto direto e objeto indireto como complemento.
O objeto direto é o termo que conclui o sentido de um verbo transitivo direto, ele é classificado como complemento verbal.
O objeto indireto completa o sentido do verbo transito indireto. O objeto direto sempre aparece comandado por uma preposição clara ou subentendida. Exercem a função de objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.
Observe algumas frases com predicado verbal:
Ana Marcela chegou.
Kevinho cantou no ano passado.
Ivete Sangalo e Claudia Leitte cantaram muito hoje.
Raiza vendeu muitos sapatos hoje.
Dona Benta e Rosa Branca estão fazendo bolos.
O predicado é um termo da oração que faz referência ao sujeito, ele tem a função de mostrar as informações sobre este. O predicado tem um núcleo que, além de predicado verbal, pode ser classificado em mais dois tipos: predicado nominal e predicado verbo-nominal.
Predicado nominal é aquele que o nome ou a palavra, que não é o verbo, é o mais importante. No predicado nominal deve existir verbo de ligação.
César está triste.
Carla Cristina é bonita.
O pôr-do-sol é maravilhoso.
O predicado verbo-nominal pega a parte mais importante do predicado nominal – o que aparece após o verbo de ligação – e do predicado verbal – verbo de ação.
Aplicações do predicado verbo-nominal:
Os funcionários saíram da reunião encantados.
Vanessa chegou cedo.
Wagner chegou triste no evento.
Na maioria dos casos, o predicado verbo-nominal é formado por:
1 – Verbo intransitivo mais predicativo do sujeito.
2 – Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do sujeito.
3 – Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do objeto.