Bibliografia é a reunião de obras consultadas durante uma pesquisa que culmina em produção de textos, organizada em ordem alfabética de acordo com regras específicas. É obrigatória em trabalhos acadêmicos, principalmente em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), monografia, tese e dissertação.
Um texto que inclui a bibliografia ganha respaldo porque esta referência confere credibilidade à produção com embasamentos fundamentados. Além disso, seu uso permite que consultas futuras ao texto sejam identificadas com mais assertividade.
Desde a Antiguidade a bibliografia já era utilizada para registrar documentos impressos como memoriais, inventários e catálogos, por exemplo, sendo adaptada para a inclusão de obras em sites na internet.
A bibliografia deve constar ao final do texto principal obedecendo regras. No Brasil, a bibliografia em textos acadêmicos segue o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Comumente algumas pessoas confundem o nome bibliografia usando o nome biografia. Apesar dos termos serem semelhantes, apresentam diferenças e não devem ser confundidas.
Tanto a bibliografia quanto a biografia, por terminarem com o mesmo sufixo, referenciam à escrita. No entanto, a diferença aparece no prefixo, pois “biblio” significa “livros” e, “bio”, vida. Portanto, partindo do pressuposto do significado das palavras, bibliografia é a coletânea de livros e biografia é a escrita sobre a vida de alguma personalidade.
Exemplo:
SOUZA, U. E. L. de; MELHADO, S. B. Subsídios para a avaliação do custo de mão-de-obra na construção civil. São Paulo: EPUSP, 1991.38p. (Série Texto Técnico, TT/PCC/01).
Exemplo:
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR. Departamento de Pesquisa Científica e Tecnológica. Relatório. Rio de Janeiro, 1972. Relatório. Mimeografado.
Exemplo:
CONFERÊNCIA NACIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, 11, 1986, Belém. Anais… [s.1.]: OAB, [1986?]. 924 p.
Exemplo:
WORKSHOP DE DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO, 1, 1995, São Paulo. Anais… São Paulo: ICRS, USP, 1995. 39 p. Conferências
Conforme exposto na introdução do texto, existem regras para padronizar as bibliografias de livros e sites em conformidade com a norma ABNT.
Exemplos:
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MACAMBIRA, José R. A Estrutura Morfo-Sintática do Português. São Paulo: Pioneira, 2001.
MACAMBIRA, J. R. A Estrutura Morfo-Sintática do Português. São Paulo: Pioneira, 2001.
Nota: para bibliografias com dois ou três autores os nomes devem ser separados por ponto e vírgula (;) e espaço.
Assim:
SARAIVA, A.J.; LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. 17. ed. Porto: Porto Editora, 2001.
Nota 2: Para quatro autores ou mais usa-se apenas o nome de um autor seguido da expressão “et al”.
Assim:
URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília: IPEA, 1994.
Exemplo:
CONJUNTURA ECONÔMICA. As 500 maiores empresas do Brasil. Rio de janeiro: FGV, v. 38, nº 9, set. 1984. 135 p . Edição especial.
Exemplo:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.
Exemplo:
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo, 1992. São Paulo, 1993.
Exemplo:
AS VÁRIAS FACES DA SAÚDE, São Paulo: Editora Academia, 1994. P.134
Exemplo:
CARVALHO, João Soares, A Metodologia nas Humanidades. 1994. 20f. Dissertação de Mestrado – Universidade Portuguesa, Lisboa, 1994.
A bíblia deve ser citada somente quando for usada alguma passagem ou algum versículo dela no texto. A bibliografia para este tipo segue a lógica de inserção dos livros, incluindo título, edição, editora, localização e ano.
Exemplos:
BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada Viva. São Paulo: Mundo Cristão, 2010.
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral, São Paulo: Paulus, 2004.
O uso de bibliografia online é relativamente nova, se comparada à de livros. Por isso, ainda gera muitas dúvidas na hora de usá-la. Diferencia-se da citação de livros e documentos, no entanto, é uma das formas mais fáceis dentre as demais. Basta seguir o padrão:
Exemplo:
SOBRENOME, Nome. Bibliografia; Nome do site do conteúdo disponível. Disponível em <https://www.sitedoconteúdo.br/link/exemplo/bibliografia>. Acesso em 26 fevereiro 2019 (17:20).
Existe uma forma simples de fazer a bibliografia de um documento por meio da ferramenta Word, da Microsoft. Para tanto, deve-se seguir o seguinte passo-a-passo: