Quem é bacharel em Direito sabe o quão importante é passar no Exame Nacional da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Sem a aprovação não é possível exercer a advocacia.
A preparação para a prova deve ser extremamente ativa e focada, caso contrário, é fácil ficar para trás. Até porque é extremamente concorrida.
Realizada três vezes por ano, a avaliação conta com duas fases de aplicação.
Se você está se preparando para o exame de Ordem, então, confira algumas dicas para ir bem na primeira fase.
O conhecido Exame da OAB é constituído por 80 questões de múltipla escolha. Acertando pelo menos 50% delas, isto é, 40, você consegue a tão sonhada aprovação.
São cobradas, ao todo, 17 matérias de Direito, englobando todas as áreas. Por isso é uma prova extremamente cansativa tanto na hora de se preparar para ela quanto no momento de fazê-la. Também por isso que há um grande nível de reprovação.
Vale lembrar ainda que não são somente essas as disciplinas obrigatórios. Todos os anos a OAB divulga conhecimentos específicos, as quais também precisam estar em seu cronograma de estudos.
Nessa primeira fase do exame da OAB a duração é de cinco horas.
Como qualquer outra avaliação de grande amplitude, o exame da OAB exige muito do equilíbrio mental dos participantes. Dessa forma, a primeira dica a se seguir é se preparar psicologicamente para o dia da avaliação, descansando no dia anterior, dormindo e se alimentando bem.
O nervosismo e a ansiedade mesmo assim costumam a aparecer, sobretudo nos primeiros 15 minutos de aplicação da prova.
Para que não afete o seu desempenho, porém, é bacana seguir uma estratégia.
Lembre-se, o seu objetivo no exame da OAB é obter a aprovação. E isso é conquistado com 40 acertos. Portanto, tenha em mente essa estratégia para conseguir o máximo de questões certas possível.
E então, gostou das dicas? Logo postaremos aqui algumas estratégias para que você se dê bem na segunda fase do exame da OAB, fique atento!