Aprender a evitar os picos de irritabilidade é uma forma de reduzir os níveis de estresse no cotidiano. Dessa maneira, é possível conquistar uma rotina que seja mais leve e agradável, aumentando a qualidade de vida.
Afinal, viver em constante irritação pode causar danos à saúde mental e também física, reduzindo o bem-estar e promovendo sensações desagradáveis, como a de aperto no peito, por exemplo.
Por conta desses fatores, desenvolvemos este conteúdo com uma série de considerações para você. Acompanhe e saiba mais.
Existem algumas formas de evitar os picos de irritabilidade ao longo do dia. Algumas podem funcionar mais, outras menos, pois tudo depende das circunstâncias nas quais a pessoa está inserida, além do equilíbrio emocional que ela costuma ter.
Portanto, não existe fórmula infalível para acabar de vez com o estresse e a irritabilidade. No entanto, algumas ações podem sim surtir efeito. Cabe a você fazer testes e verificar quais delas funcionam melhor para você.
Inspire-se em nossas opções para começar os seus testes:
A noite de sono é um bom ponto de partida que deve ser considerado. Afinal, o sono ajuda a regular o nosso humor e nos dá mais disposição para lidar com as demandas do dia a dia.
Isso quer dizer que se o nosso sono não for de qualidade, fica mais difícil evitar os picos de irritabilidade.
Portanto, comece a avaliar: você tem dormido bem? Como têm sido as suas noites de sono? Caso seja possível, comece a avaliar o que você pode fazer para melhorar a qualidade do sono e, assim, manter um maior equilíbrio de humor durante o dia.
O autoconhecimento também pode ajudá-lo a evitar os picos de irritabilidade. Isso porque, quando conhecemos os gatilhos que nos deixam mais ansiosos, estressados e irritados, temos maiores chances de evitá-los, ou então, de nos prepararmos para eles, quando são inevitáveis.
Sendo assim, comece a avaliar: o que costuma deixar você muito irritado ao longo do dia? Quais dessas situações podem ser evitadas? O que não pode ser evitado, mas pode ser mais bem manejado? Pense bem sobre isso e, sempre que possível, retome esses questionamentos, pois como evoluímos, muitas coisas podem mudar no dia a dia – inclusive o que nos irrita.
As pausas também podem ajudar você. Isso decorre do fato de que o nosso cérebro não é uma máquina, e possui limites.
Portanto, o ideal é que demos pausas ao longo do dia, para descansar a mente por alguns minutos, especialmente quando estamos muito estressados.
Desse modo, temos mais chances de restabelecer as emoções, retomando as nossas atividades com menos irritabilidade. Faça o teste! 🙂
Além das dicas de como evitar os picos de irritabilidade, não se esqueça de que a psicoterapia também pode contribuir para a manutenção da saúde mental e do humor. Considerá-la pode ser uma boa ideia. Pense nisso!