Os brasileiros tentam reduzir os gastos mensais, procurando alternativas mais acessíveis para diversos itens. Uma das despesas que mais compromete o orçamento das famílias são os combustíveis, cujos preços são bastante elevados. Por isso, muitas pessoas se perguntam se é mais vantajoso abastecer o tanque dos veículos com etanol ou gasolina.
Muitas pessoas pensam que não há resposta para essa pergunta, pois ambos os combustíveis possuem vantagens e desvantagens. No entanto, há um cálculo simples para definir se o etanol possui um custo-benefício maior que a gasolina, ou se esta é mais vantajosa que o biocombustível.
Para chegar a essa conclusão, é preciso saber o preço dos combustíveis. A partir deste dado, os motoristas podem fazer um cálculo simples para descobrir qual deles é mais vantajoso.
Na semana passada, o preço médio do etanol caiu 0,56%, terceiro recuo consecutivo, para alívio dos motoristas. Com isso, o biocombustível passou a custar R$ 3,54, menor valor em mais de um ano.
Significa que os consumidores estão pagando mais barato que nunca em 2023, já que o preço médio nacional do etanol não havia caído para essa marca nos dez primeiros meses do ano.
Por sua vez, a gasolina ficou mais barata no país pela 11ª semana consecutiva. O combustível fóssil vem registrando valores cada vez menores desde o final de agosto, e isso se mantém até hoje. A saber, o preço médio da gasolina caiu 0,35%, para R$ 5,63.
Em resumo, estes combustíveis são concorrentes nas bombas. Por isso, vários brasileiros têm dúvidas sobre qual dos dois é uma opção mais vantajosa. Aliás, nem mesmo os resultados mais recentes, com várias quedas seguidas no preço da gasolina, podem ser considerados como único critério para apontar qual dos combustíveis tem melhor custo-benefício.
Em síntese, o etanol proporciona um desempenho de cerca de 70% da performance da gasolina, pois essa é proporção de conteúdo energético que o biocombustível possui em relação ao combustível fóssil.
Assim, a relação entre gasolina e etanol precisa ficar igual ou abaixo de 70% para que o etanol seja considerado mais vantajoso que o combustível fóssil.
Em outras palavras, o preço do etanol deve ser igual ou menor que 70% do preço da gasolina para que ele seja mais vantajoso. Por exemplo, caso a gasolina custe R$ 10, o etanol deverá custar R$ 7 ou menos para ter um custo-benefício mais alto. Assim, caso a gasolina custe R$ 5 (10/2), o etanol deverá custar R$ 3,50 (7/2), no máximo.
Na semana passada, o etanol se mostrou mais vantajoso, a título nacional, com o seu preço (R$ 3,54) correspondendo a 62,9% do valor da gasolina (R$ 5,63). Logo, na média nacional, os motoristas que optaram pelo biocombustível se beneficiaram com um preço mais vantajoso que o do combustível fóssil, ao menos em tese.
Esses dados fazem parte do levantamento semanal realizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que coleta preços em milhares de combustíveis do país desde 2004 e divulga valores médios em cada região, bem como em cada estado e sua respectiva capital.
Cabe salientar que o preço médio do etanol foi menor que a gasolina em todas as UFs. Embora o etanol tenha sido mais barato em quase todas as UFs, isso não significa que o biocombustível foi mais vantajoso em todos os locais, uma vez que o seu valor deve corresponder a, no máximo, 70% do preço da gasolina para que oferece melhor custo-benefício aos motoristas.
Na semana passada, apesar de vencer o confronto nacional, o etanol perdeu na maioria das UFs para a gasolina. Apesar de parecer uma notícia muito ruim para o biocombustível, vale destacar que o etanol chegou a perder em todos os locais do país há alguns meses. Entretanto, isso mudou nos últimos tempos.
Em suma, os motoristas que gostam de abastecer seus veículos com etanol conseguiram aproveitar preços mais vantajosos em sete UFs. Confira abaixo a relação entre os preços do etanol e da gasolina nestes locais:
O valor do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina para que seja mais vantajoso para os motoristas. Caso o resultado da equação supere os 70%, os motoristas devem optar pela gasolina, pois ela oferecerá um rendimento melhor ao veículo.
Na semana passada, estas sete UFs comercializaram o etanol a valores mais vantajosos que a gasolina. Dessa forma, os motoristas que moram nestes locais tiveram um melhor rendimento ao optar pelo biocombustível, em vez do combustível fóssil.