Estudar em grupo é algo bastante estimulado em sala de aula. Por um lado, é uma didática que tende a trazer bons resultados para a turma. Por outro, há especialistas que dizem que o aprendizado real só acontece quando o estudante foca sozinho nesse objetivo.
Então qual seria o papel do grupo de estudos? Por que razão é bom e será que há alguma desvantagem?
Bom, é algo que deve ser discutido para que você possa escolher o melhor método para estudar para qualquer meta, seja vestibular, ENEM, concurso, prova de faculdade, entre tantas outras.
Veja a seguir nossas ponderações e tire suas próprias conclusões 🙂
Cursos, faculdades, escolas, entre tantos outros formatos de aulas sempre apresentam estudos em grupo como alternativas para trocas de experiências e abordagens conjuntas para trabalhos, seminários, etc.
A mistura de conhecimentos e opiniões, além da socialização podem ser bastante benéficas e por isso as aulas presenciais fazem tanta falta em tempos de pandemia e distanciamento social.
Entre as vantagens estão:
Por incrível que pareça também há desvantagens em estudar com várias pessoas junto. Apesar de ser confortável ter mais pessoas para dividir conhecimentos e às vezes as tarefas dentro de um trabalho, pode em alguns casos se tornar uma barreira para o aprendizado.
Selecionamos as principais desvantagens de estudar em grupo:
Claro que tudo vai depender de como é o seu estilo de aprender. Há quem consiga absorver as ideias junto a colegas, aproveitando o máximo da troca de conhecimentos. Mas há estudantes que se confundem, se dispersam e não saem dessa experiência com resultados positivos.
Uma solução é levar o estudo em grupo como uma alternativa aliada, para determinados momentos e para aprender as matérias específicas, as quais se têm bastante dificuldade.
Para concursos, porém, é bacana reservar a maior parte do tempo para estudar sozinho, entendendo o seu estilo de aprender e criando o seu cronograma de estudos.
Leia também: Estudo intercalado: Conheça o método para aprender sem cansar