Empreendedorismo

Estratégias Holísticas e os Impactos Dinâmicos

Estratégias na atualidade e os impactos das ações entre as áreas

As estratégias na atualidade devem ser implementadas, independentemente do porte, nicho ou segmento da empresa. Sendo assim, é importante que a gestão da empresa tenha uma visão abrangente sobre as suas necessidades, de modo que possa direcionar as ações de todas as áreas para que impactem positivamente em seus objetivos dentro do negócio.

Sendo assim, cabe ao gestor analisar cada projeto para que possa verificar a viabilidade de implementação. Haja vista que alguns projetos podem trazer retornos positivos de forma holística, enquanto outros acabam por resolver algum problema pontual.

Análise dinâmica e melhorias abrangentes

Por isso, antes de aprovar um projeto é importante que a empresa tenha uma análise dinâmica sobre o impacto de cada implementação. Isso porque é possível que uma implementação possa impactar positivamente na empresa inteira, inclusive resolvendo aquela questão pontual apontada em algum determinado momento.

Sendo assim, a empresa utiliza recursos ao implementar algo que atue na empresa de forma holística, sendo mais viável do que resolver problemas pontuais. No entanto, as estratégias precisam ser consideradas dentro de um “efeito dominó” onde cada impacto em um processo gera uma melhoria em outro.

Visão holística, flexível e direcionada

Dessa forma, é possível eliminar etapas de processos que geram retrabalhos e otimizar os fluxos. Sendo assim, uma empresa que atua estrategicamente mantém o seu diferencial competitivo e entrega valor ao seu cliente, inclusive, de forma mais rápida que a concorrência.

Por isso, uma gestão holística impacta na empresa positivamente, eliminando os processos burocráticos. No entanto, a adaptabilidade deve ser um conceito difundido na rotina da gestão para que possa ter uma visão holística, flexível e direcionada.