Dentro do empreendedorismo existem diversas opções, no entanto, todas as opções precisam ser viabilizadas pela empresa. Haja vista que para um novo entrante do mercado, todas as opções podem ser viabilizadas de forma que a gestão atue com foco em seus objetivos.
Por isso, a atuação dentro do empreendedorismo deve ser planejada e nunca feita de maneira aleatória. Uma vez que ao fazer um planejamento o empreendedor tem uma visão ampla sobre sua própria necessidade, de modo que automaticamente dispensará o que não for cabível ao seu modelo inicial de negócio.
No entanto, essa análise requer flexibilidade, uma vez que é possível que algo novo e até então desconhecido, possa gerar valores de mercado, e até mesmo tornar uma empresa um diferencial competitivo.
Sendo assim, para o empreendedor que atua de forma estratégica fica mais fácil entender as necessidades, de modo que saberá quais ferramentas cabem no seu negócio. Bem como quais ações não devem tomar. Por isso, dentro do empreendedorismo as estratégias geram valor de mercado, ao passo que torna uma empresa valorizada.
Sendo assim, é cabível ao empreendedor a atuação dinâmica e segmentada, de forma a que análise do ambiente interno e externo ampare a sua ideia de negócio. Bem como cabe ao empreendedor verificar as ferramentas de plataformas que melhor lhe atendam. Além disso, deve analisar as inovações do mercado, visto que essa é uma solicitação inerente ao empreendedorismo.