A definição das estratégias direciona a empresa no mercado atual, haja vista que é possível clarificar objetivos e estipular prazos.
No contexto empresarial, a atuação estratégica é uma necessidade que ampara a empresa em diversos objetivos. Por isso, é inerente ao mundo dos negócios a atuação através de planejamentos estratégicos, independentemente do porte, segmento ou nicho de mercado.
Além disso, através dos diversos acompanhamentos estratégicos, uma empresa pode se apresentar ao mercado como uma solução para uma determinada situação e ainda aumentar seu potencial competitivo.
Os planejamentos estratégicos minimizam falhas e permitem ajustes, o que corrobora as mudanças do mercado. Sendo assim, através das definições estratégicas uma empresa pode alterar totalmente a sua operação de forma que se torne uma empresa mais competitiva e ainda tenha maior lucratividade.
Uma vez que são muitas as novidades do mercado que otimizam processos e diminuem etapas importantes. Além disso, através do acompanhamento estratégico uma empresa pode se reestruturar, inclusive, oferecendo novos serviços ou produtos.
No entanto, só é possível se reinventar no mercado quando a gestão acompanha os fluxos de forma otimizada e adere a inovação no mercado atual.
Visto que mudanças tecnológicas mudam a dinâmica do mercado e facilitam o desenvolvimento de novos produtos e serviços, por exemplo. Por isso, uma empresa que atua através de estratégias que visam a inovação, aumenta suas chances de crescimento no mercado e ganhar o valor como especialista em determinado segmento.