Empreendedorismo

Estoque Equilibrado – Como Fazer essa Gestão?

Ter um estoque equilibrado é fundamental para seu negócio, uma vez que impacta nas vendas e nos lucros da empresa. Conheça a estratégia 70-20-10 e tenha sucesso na gestão do seu estoque!

Como ter um estoque equilibrado?

Equilibrar seu estoque é fundamental para planejar suas compras, ao passo que pode elaborar estratégias assertivas de vendas.

70 – 20 -10 Use essa estratégia de proporção

Sendo assim, para um estoque funcionar de forma equilibrada, ele precisa da seguinte composição:

70% – Mais chances de vendas

70% do estoque deve ser de itens altamente vendáveis. Ou seja, aqueles que atendem a rotina da demanda das suas vendas, incluindo as encomendas.

20% – Tendências

20% do seu estoque deve ser de peças que são tendências de mercado. Sendo assim, uma loja de roupa pode adquirir 20% do estoque de peças que estão em alta, pois uma empresa precisa ter as novidades.

10% – Apostas

10% do seu estoque fica reservado para um grau de risco mais elevado. Ou seja, são itens novos que atraiam outra clientela. Ao passo que é importante uma diferenciação dentro do item principal. Sendo por exemplo, novas cores e estampas. Nem sempre essa aposta precisa ser muito ousada, isso depende do perfil do negócio.

É o seu espaço para o novo, digamos assim. Porém, é importante que isso esteja dentro do seu plano estratégico.

Categorização dos produtos

Separe os produtos por categorias, assim fica mais viável para fazer seu controle de estoque. Sendo assim, separe as categorias por:

Mais vendidos;

Tendências do mercado;

Mais procurados;

Mais básicos;

Produtos parados (compras recentes);

Itens parados (compras antigas).

O mesmo produto pode estar em algumas categorias iguais, porém isso não vai ocorrer com frequência.

Assim poderá analisar o que deve ser investido e o que está obsoleto. Os produtos parados antigos precisam ser liquidados ou colocados em alguma ação de vendas como brindes, por exemplo.

Os mais recentes que estão parados no estoque precisam ser mostrados aos clientes. Assim sendo, coloque-os na vitrine ou em destaque no site.

Média de Preço Por Venda

Partindo da definição do público-alvo, poderá ter uma média de preços de vendas. Pois você já sabe a média do poder aquisitivo do seu público, bem como o que seu cliente procura.

Assim sendo, pode definir os limites dos seus produtos de revenda, para que possa comprar itens que irão gerar lucro. Falamos sobre precificação, e também da fórmula Markup, são analises importantes para uma correta precificação.

O equilíbrio do seu estoque é um dos caminhos do seu sucesso!