Neste texto, separamos 5 dicas simples de como estimular a criatividade. Você poderá iniciar o seu processo de estímulo hoje mesmo, da sua casa, com uma boa leitura. Assim, já começará a dar passos interessantes rumo a uma mente mais criativa.
Afinal, engana-se quem pensa que a criatividade é simplesmente algo inato. Isto é, engana-se quem pensa que já nascemos criativos ou não. Isso porque a criatividade é uma habilidade humana que pode sim ser desenvolvida e adquirida com o passar do tempo. Porém, para isso acontecer, nós precisamos cuidar da nossa saúde mental e oferecer estímulos criativos para o nosso cérebro.
Quais são esses estímulos? Listamos alguns deles no decorrer deste conteúdo. Confira!
Poderíamos listar muitas outras dicas para estimular a criatividade neste conteúdo. Porém, focamos naquelas que podem ser mais facilmente colocadas em prática, a partir de hoje. Afinal, nosso objetivo é conseguir lhe ajudar de alguma forma interessante. Esperamos que nossas ideias possam ser um bom ponto de partida! Veja:
Ler mais é uma atividade muito enriquecedora. Você começa a ter contato com outros pontos de vista e outros mundos que antes não conhecia. Pode, ainda, aprender novas palavras, expandir o vocabulário e aprender a enxergar novos caminhos para determinadas situações. Tudo isso pode se tornar um verdadeiro repertório cerebral, que será utilizado em algum momento, caso você o procure para criar coisas novas.
Assim como as novas leituras podem ser bem interessantes, os novos tipos de conteúdos audiovisuais também são pertinentes. Não porque a TV ou os filmes, por si só, podem nos tornar criativos, mas sim no sentido de analisarmos as cenas, pensarmos sobre os enredos e até tentarmos adivinhar o que pode acontecer a seguir. Tudo isso pode nos estimular a ter novas ideias, imaginar novos mundos e roteiros diferentes, ajudando a estimular a criatividade.
Descobrir um novo hobby pode ser um caminho muito enriquecedor para a nossa criatividade. Primeiro porque estaremos diante de um “novo mundo”, segundo porque se a atividade requerer criatividade – como no caso do artesanato – naturalmente estaremos estimulando a nossa mente a pensar em coisas novas e diferentes.
Viver novas experiências, de maneira geral, pode nos ajudar a estimular a criatividade. Por exemplo, jantar em um novo restaurante, fazer um caminho alternativo até o trabalho, e assim por diante. Quanto mais nós nos propomos a enxergar coisas novas em nossas vidas, mais conhecimentos diferentes poderemos armazenar na mente. Mais tarde, esses conhecimentos podem ser usados para criar coisas novas. 🙂
Você pode entrar em contato com diferentes culturas lendo sobre elas, assistindo documentários ou, se estiver ao seu alcance, viajando. Assim, será possível aprender novos estilos de vida e descobrir novas formas de enxergar o mundo e os problemas que nele habitam. E essas novas formas de enxergar poderão nos ajudar a estimular a criatividade. 😉