Sabe aquela moeda de 1 real das Olimpíadas que você guardou de recordação? De acordo com o especialistas, ela pode ser considerada valiosa, e valer muito dinheiro nesse ano de 2024. Por isso, a dica é prestar bem atenção aos detalhes do seu exemplar.
Neste artigo específico, vamos falar sobre um grupo de quatro moedas de 1 real das Olimpíadas, que podem ser consideradas raras pela maioria dos especialistas atualmente. São elas:
Todas essas peças fazem parte da segunda família do Plano Real. Elas podem ser encontradas a qualquer momento em um trocado no comércio, por exemplo. Isso porque elas ainda possuem valor monetário.
Na lista abaixo, você pode identificar as principais características das moedas de 1 real das Olimpíadas citadas nesse artigo. Note que essas informações foram disponibilizadas pelo Banco Central (BC).
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram realizados em agosto daquele ano na cidade do Rio de Janeiro. Aquela foi a primeira vez que uma edição olímpica foi realizada na América do Sul. Quase todas os países do mundo enviaram atletas aos jogos em questão.
Naquela ocasião, o evento foi realizado em um contexto de grande ebulição política no país, já que a então presidente Dilma Rousseff (PT) foi retirada do cargo de chefe do executivo apenas alguns dias antes dos Jogos. Quem abriu a Cerimônia de Abertura foi o seu vice-presidente, Michel Temer, que tinha acabado de assumir o poder.
Antes de toda esta polêmica, o Banco Centra (BC) decidiu lançar as moedas comemorativas, que viraram uma espécie de febre entre os colecionadores. A cada ano que passa, os exemplares se tornam mais raros, e já podem ser vendidos por um alto valor quase dez anos depois da realização dos Jogos.
Mas afinal de contas, quanto valem as moedas de 1 real das Olimpíadas citadas neste artigo? Segundo os numismatas, para que essas moedas sejam consideradas valiosas, é preciso que elas contem com o erro conhecido como CUNHO MARCADO NO VERSO OU NO ANVERSO.
Na imagem abaixo, você pode conferir os valores indicados pelos catálogos numismáticos mais atualizados para as moedas citadas neste artigo:
Segundo analistas, não há uma mágica para descobrir quais moedas ou cédulas que você guarda em sua casa são valiosas ou não. O que é possível adiantar é que não se trata de uma tarefa simples. Na grande maioria dos casos, as moedas são apenas comuns, de modo que encontrar uma peça rara tende a ser difícil.
Mas difícil não significa impossível. Um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas que procuram por estas moedas raras é imaginar que os itens mais antigos são os mais valiosos. Esta não é necessariamente uma informação verdadeira. Em muitos casos, vários outros pontos devem ser levados em consideração.
“Uma moeda emitida há duas décadas pode valer mais do que uma do Império ou da Colônia. O que dita o preço de uma peça não é a idade e, sim, a quantidade de moedas feitas naquele ano específico e o estado de conservação”, disse Bruno Pellizzari, vice-presidente da Sociedade Numismática Brasileira.