Responda com sinceridade: você costuma prestar atenção aos detalhes das moedas de 1 real que você pega no trocado? Se não, não se preocupe. A grande maioria da população não para para prestar atenção nestas características, mesmo porque na correria do cotidiano nem caberia fazer esse tipo de análise.
O que a grande maioria das pessoas ainda não sabe é que essa simples observação pode ser decisiva para entender se você encontrou uma moeda valiosa ou não. Acredite, as peças raras que estão circulando no nosso comércio podem ser encontradas a qualquer momento por qualquer pessoa.
A boa notícia é que você não precisa ser um especialista na área da numismática para encontrar esses exemplares. Basta prestar atenção aos detalhes para entender se a moeda de 1 real que você encontrou em um trocado no comércio é valiosa ou não.
As moedas de 1 real da segunda família fazem parte do nosso cotidiano. Essas peças começaram a ser produzidas e postas em circulação em 1998 e seguem nos nossos comércios até hoje.
Para ajudar no processo de identificação desses exemplares, listamos abaixo um grupo com as principais características das moedas de 1 real da segunda família, tomando como base as informações previamente disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
O Plano Real foi um programa econômico iniciado em 27 de fevereiro de 1994, implementado ainda no governo do ex-presidente Itamar Franco. Entre outros pontos, o plano incluía a criação de uma nova moeda para o Brasil: o real.
Segundo economistas, o Plano Real foi a mais ampla medida econômica da história do Brasil. O principal objetivo do projeto era a controle da hiperinflação que assolava o país já há algumas décadas. Vários economistas colaboraram com o projeto, incluindo o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que viraria presidente em seguida.
Hoje, economistas concordam que o Plano Real cumpriu o seu objetivo e controlou a inflação do país, além de aumentar o poder de compra da população. Do ponto de vista da numismática, o Plano rendeu uma série de moedas raras, que seguem em circulação até hoje.
Mas afinal de contas, qual é o erro inusitado que pode fazer uma moeda de 1 real ser vendida por muito dinheiro em 2025? De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, esse erro é conhecido como estrelas duplas.
Como o próprio termo já indica, trata-se de uma duplicação nas estrelas presentes nas peças de 1 real. Uma boa dica é comparar todas as moedas que você tem em casa para entender se alguma delas apresenta esse tipo de diferenciação.
Abaixo, você pode conferir quatro casos de moedas de 1 real que possuem estrelas duplas catalogadas, e os seus respectivos valores:
Segundo analistas, não há uma mágica para descobrir quais moedas ou cédulas que você guarda em sua casa são valiosas ou não. O que é possível adiantar é que não se trata de uma tarefa simples. Na grande maioria dos casos, as moedas são apenas comuns, de modo que encontrar uma peça rara tende a ser difícil.
Mas difícil não significa impossível. Um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas que procuram por estas moedas raras é imaginar que os itens mais antigos são os mais valiosos. Esta não é necessariamente uma informação verdadeira. Em muitos casos, vários outros pontos devem ser levados em consideração.