O fim de ano está se aproximando, e milhões de brasileiros já estão se preparando para uma verdadeira maratona de compras, seja para os presentes de Natal, para a preparação da ceia ou outras celebrações com amigos, colegas e familiares.
Essa pressão para gastar dinheiro, no entanto, pode se tornar um grande desafio para o orçamento das famílias. Por isso, é muito importante seguir algumas estratégias simples e eficazes para economizar o máximo possível.
Afinal de contas, depois do Réveillon a vida vai continuar seguindo, e as contas feitas deverão ser pagas. A boa notícia é que seguindo algumas dicas básicas, é possível economizar sem precisar fazer grandes sacrifícios nesse final de 2024.
De acordo com especialistas, a primeira e mais importante das dicas é planejar as suas compras com antecedência. Antes de sair de casa para comprar um determinado item, é importante criar uma lista detalhada com todos os dados que você pretende adquirir.
Nesse sentido, também é importante estabelecer um orçamento para cada categoria e se manter firme nele. Comprar por impulso só porque você viu uma determinada promoção em uma vitrine pode acabar se tornando um grande problema.
Cada vez mais populares, os programas de cashback e os cupons de descontos podem gerar boas economias no final das contas. Esse sistema é mais comum em plataformas digitais, aplicativos de compra e até mesmo em redes sociais de confiança.
O sistema do cashback é muito simples: você realiza uma compra e recebe uma porcentagem do valor de volta. Esse retorno pode ser utilizado em futuras aquisições, o que pode gerar um alívio no seu orçamento.
Lembra da dica do planejamento? Ela é muito importante para que você não precise deixar determinadas compras para a última hora. Uma das dicas mais importantes para economizar dinheiro é comprar tudo com a máxima antecedência possível.
É importante destacar, por exemplo, que a pressa pode dificultar a comparação dos preços entre diferentes lojas.
Está precisando presentear alguém? Uma possibilidade é considerar os presentes feitos à mão. Eles são uma ótima forma de economizar dinheiro e adicionar um toque pessoal.
Uma cesta com produtos caseiros como bolo, geleia e biscoito, é normalmente muito bem recebida pela pessoa que está sendo presenteada.
Neste sentido, uma outra dica importante é valorizar o comércio local e escolher lojas e locais de venda artesanais. Pequenos artesãos e comerciantes frequentemente oferecem produtos únicos a preços bem convidativos.
Além disso, vale lembrar que realizar uma compra em uma loja perto da sua casa pode fazer com que você economize o dinheiro do frete.
Já que vivemos em um mundo digital, a internet pode se tornar uma grande aliada para quem deseja economizar nesse final de ano. Existem comparadores de preço para garantir que você está pagando o menor valor possível por um determinado produto.
Estes sites e aplicativos especializados mostram as variações de preço de um mesmo produto em diferentes lojas. Isso pode ajudar você a tomar a melhor decisão.
Se vai ser difícil comprar um presente para cada integrante da sua família, uma opção é propor um amigo secreto. Essa brincadeira ajuda a reduzir significativamente os gastos, porque você só vai precisar comprar um presente.
Além disso, outra dica importante é definir um valor máximo para esses presentes. Assim, todos os participantes poderão brincar de maneira saudável sem que ninguém tenha que comprometer demais o orçamento.
Nesse final de ano, outra dica importante é evitar parcelar compras por longos meses. Afinal, isso pode se transformar em um problema já no início do próximo ano.
Sempre que possível, a dica é priorizar compras à vista. Além disso, também é importante prestar atenção nos juros para os casos em que você precisar comprar no cartão de crédito.
Não há nada de errado em reutilizar decorações natalinas de anos anteriores. De acordo com especialistas na área de decoração, é possível que você aplique algumas pequenas customizações para que ela não fique exatamente igual a que você realizou no ano passado.
Caso você não tenha guardado a decoração do ano anterior, a dica é guardar a desse ano com cuidado para que a partir de 2025 você gaste menos com essa área.