dicEstá com dificuldades em conseguir a liberação de empréstimos ou cartões de crédito? Se sim, é possível que o problema seja o seu score. A pontuação de crédito é a nota dada aos consumidores com base no seu histórico de pagamentos. Neste sentido, a depender do que for estabelecido o cidadão pode ser prejudicado.
Na prática, quanto menor o score do consumidor, pior será as condições no momento de solicitar algum serviço financeiro. Ao negligenciar o pagamento de contas, estar com dívidas em aberto ou com o “nome sujo” nas instituições de crédito, a pontuação do consumidor acaba ficando mais baixa.
Em razão disso, as situações que envolvem a concessão do crédito acabam sendo dificultadas e, por vezes, até negadas pelas instituições financeiras. Do contrário, ter um score alto possibilita que o cidadão consiga contratar cartões de crédito com limites mais altos e empréstimos com mais facilidade.
Veja a seguir algumas dicas de como aumentar o seu score!
O score pode variar de 1 a 1.000. Neste sentido, quanto maior a pontuação, menor a possibilidade de o consumidor se tornar inadimplente. Portanto, as classificações são de: “baixo”, de 0 a 300, a “muito bom”, de 701 a 1.000.
Cabe salientar que as empresas de proteção ao crédito – como SPC e Serasa – podem atribuir diferentes pontuações para o mesmo consumidor, no entanto, as notas são sempre muito parecidas. Contudo, há dicas que podem te ajudar a aumentar o score. Confira:
A princípio, para determinar o score de uma pessoa, é necessário considerar alguns fatores. Além disso, tais aspectos estão relacionados às atitudes e comportamentos financeiros do cidadão em análise, sendo eles:
Embora muitos acreditam que colocar o CPF na nota aumenta o score de crédito, a afirmativa não passa de um mito. Isso porque, basicamente este procedimento não é incluído nos cálculos de pontuação dos órgãos de proteção ao crédito.