Existem atitudes que acabam com a sua imunidade e, talvez, você nem tenha se dado conta disso ainda.
Por conta disso, fizemos este conteúdo com alguns detalhes e reflexões para você levar em consideração a partir de hoje.
Invista na sua saúde implementando mudanças de hábitos que sejam positivas! Vamos lá!
A nossa imunidade e a nossa saúde, de maneira geral, estão intimamente relacionadas ao nosso estilo de vida.
Por mais óbvio que isso possa parecer, ainda existem pessoas que não se dão conta de que não ter uma rotina de sono pode ser o motivo pelo qual elas estão sempre resfriadas, por exemplo.
Por isso, é interessante fazer uma autoavaliação, considerando buscar quais hábitos podem estar reduzindo a sua imunidade, sem que você se dê conta disso.
Para ajudá-lo nesse processo de descoberta e de mudanças positivas, fizemos a lista abaixo:
O sono tem muitas funções em nossas vidas. Ele nos ajuda a regular o humor, melhora a nossa disposição no dia a dia, organiza as nossas memórias, promove a nossa concentração e, também, contribui para um corpo mais forte e capaz de proteger a si mesmo.
Sendo assim, se você tem o costume de dormir sempre em horários diferentes, ou tem negligenciado as horas de sono para passar tempo vendo TV, por exemplo, saiba que isso pode estar prejudicando a sua imunidade sem que você se dê conta.
A água é indispensável para que os mais diversos sistemas do nosso corpo funcionem de forma adequada.
É o caso da circulação de sangue, por exemplo. Sem água suficiente, podemos ter problemas circulatórios, além de sofrermos com impactos em diferentes áreas do corpo, inclusive no cérebro.
Pensando na imunidade, esse impacto no trabalho do sangue de levar nutrientes e oxigênio para todo o corpo é o que pode reduzir as defesas do organismo. Portanto, beber água é essencial!
O sedentarismo também aumenta as chances de adoecermos, uma vez que desacelera o nosso metabolismo, reduz a circulação sanguínea e faz com que a produção de células de defesa seja menos efetiva.
Portanto, mover o corpo com mais frequência, preferencialmente diariamente, é extremamente importante para proteger a imunidade.
A má alimentação, sem dúvidas, é uma das maiores vilãs do nosso sistema imunológico.
Afinal de contas, precisamos de vitaminas e minerais para que o nosso corpo seja capaz de produzir as células que protegem o nosso organismo. Sem essas vitaminas, como ele poderá trabalhar em prol dessa produção?
Pois é!
Por isso, consumir mais frutas, verduras e legumes, que são ricos em antioxidantes e vitaminas, é imprescindível.
O consumo de álcool pode provocar desidratação e sobrecarga no organismo, desencadeando efeitos na imunidade e na saúde de maneira geral.
Por mais que possa parecer inofensivo se embriagar com frequência, em festas ou em casa, no fim de semana, fique de olho: pois todo excesso pode ser prejudicial à saúde.
Lembre-se disso e priorize os cuidados com a sua saúde!