Economia

Estão todos de boca aberta, sai PÉSSIMA NOTÍCIA para os motoristas do Brasil

Os motoristas do Brasil ficaram chocados com os novos preços da gasolina e do etanol hidratado nos postos do Brasil.

Estes combustíveis são concorrentes nas bombas, e muitos consumidores não sabem qual deles é mais vantajoso para abastecer os veículos.

De acordo com o levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço de ambos os combustíveis disparou na semana passada nas bombas do país, pesando ainda mais no bolso dos motoristas.

Em resumo, a gasolina ficou 3,35, o que correspondeu a 17 centavos por litro. Com isso, o preço médio nacional do combustível fóssil passou de R$ 5,08 para R$ 5,25.

Aliás, mesmo que essa alta possa parecer pouca coisa, é importante lembrar que os motoristas não abastecem seus veículos apenas com um litro de combustível, ou seja, qualquer aumento no preço acaba impactando o rendimento das famílias do país.

Por sua vez, o etanol hidratado fechou a semana passada com uma alta de 2,37%, com o preço médio do litro subindo de R$ 3,79 para R$ 3,88 no país.

Contudo, alguns estados comercializaram o biocombustível a valores superiores a R$ 4,50, taxa bem mais elevada que a nacional.

Em meio a tudo isso, muitos motoristas se perguntam qual dos dois combustíveis oferece um melhor custo-benefício, até porque o etanol é mais barato que a gasolina.

Em suma, isso acontece porque o biocombustível não proporciona um desempenho tão bom quanto a gasolina. Inclusive, há um cálculo bem simples que os motoristas podem fazer para descobrir qual dos dois combustíveis é mais vantajoso.

Vale destacar que estes dados fazem parte do levantamento da ANP, divulgado semanalmente.

Em síntese, a entidade pesquisa os preços dos combustíveis em mais de 5 mil postos do país e divulga o valor médio da gasolina, do etanol hidratado e do óleo diesel.

Gasolina segue com melhor custo-benefício

O preço médio do etanol correspondeu a 73,9% do valor da gasolina na semana passada. Em outras palavras, a gasolina teve um melhor custo-benefício para os motoristas, visto que o etanol proporciona um desempenho de apenas 70% da atuação da gasolina.

Assim, a taxa relacionada entre os combustíveis precisaria ser ainda menor para que o etanol se tornasse mais vantajoso que a gasolina no país.

Em resumo, o combustível fóssil foi mais vantajoso que o etanol quando considerada a média nacional.

Entretanto, ao analisar os preços comercializados em todas as 27 unidades federativas (UFs), a gasolina não foi unânime, conferindo mais vantagem para os motoristas, mas foi quase.

Na verdade, o etanol acabou tendo um melhor custo-benefício que a gasolina em apenas um estado.

Por isso, os motoristas que gostam de abastecer o veículo com o etanol hidratado devem deixá-lo de lado, pelo menos por enquanto, caso desejem um melhor custo-benefício.

Outra opção é fazer o cálculo para saber se o biocombustível é mais vantajoso que a gasolina.

Em síntese, o valor do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina para que o seu custo-benefício seja maior que o do seu concorrente nas bombas.

Caso o resultado da equação supere essa marca, os motoristas devem optar pela gasolina, pois ela oferecerá um rendimento melhor ao veículo.

Etanol x Gasolina

Na semana passada, 26 das 27 UFs tiveram taxas superiores a 70%. Isso quer dizer que a gasolina foi mais vantajosa que o etanol em praticamente todo o país. A única exceção foi Mato Grosso, onde o preço médio do etanol foi de R$ 3,30, enquanto a gasolina custou R$ 5,05.

Veja abaixo os menores percentuais entre as UFs do país.

  • Mato Grosso: 65,3%
  • Amazonas: 70,4%
  • São Paulo: 74,0%
  • Goiás: 74,3%
  • Minas Gerais: 74,8%
  • Paraná: 76,3%
  • Mato Grosso do Sul: 76,5%
  • Alagoas: 77,8%

Embora essas tenham sido as menores taxas registradas entre as UFs, apenas no Mato Grasso que ficou abaixo de 70%, ou seja, o estado comercializou o etanol com um custo-benefício melhor que o da gasolina.

Calcule e veja qual combustível é mais vantajoso

Em síntese, os motoristas do país precisam realizar um cálculo para saber se a gasolina é mais vantajosa que o etanol, e vice-versa.

Esse cálculo se refere à conhecida relação dos 70%, que sempre deve ser levada em consideração pelos motoristas antes de optar por algum destes combustíveis.

Especialistas explicam que um litro de etanol equivale a cerca de 70% do litro da gasolina, ao menos em termos de conteúdo energético.

Isso quer dizer que o preço do etanol deve ser igual ou menor que 70% do preço da gasolina para oferecer melhor custo-benefício aos motoristas.

Seja como for, o mais importante é buscar alternativas para os altos preços.

Caso ambos os combustíveis estejam custando mais do que o motorista pode pagar, a opção é deixar o veículo em casa e utilizar o transporte público.