Os motoristas do Brasil ficaram chocados com os novos preços da gasolina e do etanol hidratado nos postos do Brasil.
Estes combustíveis são concorrentes nas bombas, e muitos consumidores não sabem qual deles é mais vantajoso para abastecer os veículos.
De acordo com o levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço de ambos os combustíveis disparou na semana passada nas bombas do país, pesando ainda mais no bolso dos motoristas.
Em resumo, a gasolina ficou 3,35, o que correspondeu a 17 centavos por litro. Com isso, o preço médio nacional do combustível fóssil passou de R$ 5,08 para R$ 5,25.
Aliás, mesmo que essa alta possa parecer pouca coisa, é importante lembrar que os motoristas não abastecem seus veículos apenas com um litro de combustível, ou seja, qualquer aumento no preço acaba impactando o rendimento das famílias do país.
Por sua vez, o etanol hidratado fechou a semana passada com uma alta de 2,37%, com o preço médio do litro subindo de R$ 3,79 para R$ 3,88 no país.
Contudo, alguns estados comercializaram o biocombustível a valores superiores a R$ 4,50, taxa bem mais elevada que a nacional.
Em meio a tudo isso, muitos motoristas se perguntam qual dos dois combustíveis oferece um melhor custo-benefício, até porque o etanol é mais barato que a gasolina.
Em suma, isso acontece porque o biocombustível não proporciona um desempenho tão bom quanto a gasolina. Inclusive, há um cálculo bem simples que os motoristas podem fazer para descobrir qual dos dois combustíveis é mais vantajoso.
Vale destacar que estes dados fazem parte do levantamento da ANP, divulgado semanalmente.
Em síntese, a entidade pesquisa os preços dos combustíveis em mais de 5 mil postos do país e divulga o valor médio da gasolina, do etanol hidratado e do óleo diesel.
O preço médio do etanol correspondeu a 73,9% do valor da gasolina na semana passada. Em outras palavras, a gasolina teve um melhor custo-benefício para os motoristas, visto que o etanol proporciona um desempenho de apenas 70% da atuação da gasolina.
Assim, a taxa relacionada entre os combustíveis precisaria ser ainda menor para que o etanol se tornasse mais vantajoso que a gasolina no país.
Em resumo, o combustível fóssil foi mais vantajoso que o etanol quando considerada a média nacional.
Entretanto, ao analisar os preços comercializados em todas as 27 unidades federativas (UFs), a gasolina não foi unânime, conferindo mais vantagem para os motoristas, mas foi quase.
Na verdade, o etanol acabou tendo um melhor custo-benefício que a gasolina em apenas um estado.
Por isso, os motoristas que gostam de abastecer o veículo com o etanol hidratado devem deixá-lo de lado, pelo menos por enquanto, caso desejem um melhor custo-benefício.
Outra opção é fazer o cálculo para saber se o biocombustível é mais vantajoso que a gasolina.
Em síntese, o valor do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina para que o seu custo-benefício seja maior que o do seu concorrente nas bombas.
Caso o resultado da equação supere essa marca, os motoristas devem optar pela gasolina, pois ela oferecerá um rendimento melhor ao veículo.
Na semana passada, 26 das 27 UFs tiveram taxas superiores a 70%. Isso quer dizer que a gasolina foi mais vantajosa que o etanol em praticamente todo o país. A única exceção foi Mato Grosso, onde o preço médio do etanol foi de R$ 3,30, enquanto a gasolina custou R$ 5,05.
Veja abaixo os menores percentuais entre as UFs do país.
Embora essas tenham sido as menores taxas registradas entre as UFs, apenas no Mato Grasso que ficou abaixo de 70%, ou seja, o estado comercializou o etanol com um custo-benefício melhor que o da gasolina.
Em síntese, os motoristas do país precisam realizar um cálculo para saber se a gasolina é mais vantajosa que o etanol, e vice-versa.
Esse cálculo se refere à conhecida relação dos 70%, que sempre deve ser levada em consideração pelos motoristas antes de optar por algum destes combustíveis.
Especialistas explicam que um litro de etanol equivale a cerca de 70% do litro da gasolina, ao menos em termos de conteúdo energético.
Isso quer dizer que o preço do etanol deve ser igual ou menor que 70% do preço da gasolina para oferecer melhor custo-benefício aos motoristas.
Seja como for, o mais importante é buscar alternativas para os altos preços.
Caso ambos os combustíveis estejam custando mais do que o motorista pode pagar, a opção é deixar o veículo em casa e utilizar o transporte público.