Saúde e Bem Estar

Estafa mental no trabalho: O que é e como lidar?

A estafa mental no trabalho pode aparecer de maneira silenciosa. Veja como identificá-la e como lidar com ela.

estafa mental no trabalho pode impactar a vida do sujeito de uma forma multifacetada. Embora tenha relação com a atividade laboral, a pessoa pode perceber efeitos negativos apenas na vida pessoal, sem se dar conta do gatilho empregatício.

Sendo assim, no conteúdo de hoje trouxemos informações importantes sobre o tema, com o intuito de lhe auxiliar na identificação e ação sobre a estafa mental.

O que é a estafa mental no trabalho?

A estafa mental no trabalho nada mais é do que o esgotamento diante da atividade laboral. A pessoa não sente mais prazer e motivação em nenhuma atividade relacionada ao seu emprego, sentindo-se estagnada.

Muitos sujeitos iniciam o processo de desenvolvimento da estafa mental no trabalho a partir de atitudes cínicas e irônicas sobre clientes e colegas de trabalho. Mais tarde, a insatisfação escorrega para a vida pessoal, nas relações em casa, e por último impacta o indivíduo de fato, com quadros de depressão ou crises de ansiedade, por exemplo.

Dentre os principais sinais de estafa mental, podemos citar os seguintes:

  • Sentimento de esgotamento;
  • Sensação de perda de controle;
  • Desmotivação;
  • Abuso de substâncias psicoativas para lidar com as frustrações;
  • Angústia;
  • Relacionamentos profissionais e pessoais prejudicados;
  • Erros e prazos não cumpridos;
  • Faltas injustificadas;
  • Sensação de estagnação.

A incidência e intensidade dos sinais podem variar de pessoa para pessoa. Por isso, é necessário um olhar apurado sobre as sensações, sentimentos e sintomas envolvidos com a rotina de trabalho.

Como lidar com a estafa mental no trabalho?

Lidar com a estafa mental no trabalho pode parecer um trabalho muito difícil, porém, é de suma importância que esse processo seja iniciado o quanto antes. Assim sendo, veja as nossas dicas para estabelecer uma rotina mais saudável e equilibrada:

1- Entenda os gatilhos das angústias no trabalho

Quando você sentir a sensação de desamparo no trabalho, ou angústia, pare e tente analisar a situação de fora. Qual é a real causa do que você está sentindo? Quais gatilhos podem ser evitados? Quais podem ser mudados?

Em grande parte, os gatilhos estão associados às nossas próprias ações. Assim, ao analisar a causa primordial da angústia, você pode pensar em medidas que previnam o problema.

2- Analise quais mudanças estão sob o seu controle

Depois de enxergar quais fatores estão envolvidos com a sensação de estafa mental no trabalho, analise as mudanças que estão sob o seu controle. Isto é, veja quais ações estão ao seu alcance para que o ambiente de trabalho seja mais leve e prazeroso.

O que estiver fora do seu controle, converse com o responsável sobre como você tem se sentido e procure aceitar que as pessoas são diferentes, e que o importante é você cumprir a sua parte no processo.

3- Procure gerenciar as suas emoções

Gerenciar as suas emoções também é fundamental para lidar com a estafa mental no trabalho. Para isso, procure enxergar as situações de maneira mais racional, evitando focar apenas nos sentimentos e emoções aflorados.

Quando você sentir o cansaço mental, pare e reflita sobre as causas e sobre a coerência entre o que você sente e o que está acontecendo. Além disso, lembre-se de momentos em que você já se sentiu dessa forma e superou.

4- Faça um projeto de vida pessoal e profissional

Um projeto de vida também é importante nesse processo. Muitas vezes nos sentimos “estacionados” na vida por não sabermos aonde queremos chegar.

Por isso, comece a praticar o autoconhecimento, faça planos para o futuro e, se possível, faça psicoterapia. Todas essas atividades, unidas, lhe darão subsídios para uma saúde mental estabilizada e um dia a dia mais prazeroso no trabalho.