A situação da Covid-19 no Brasil é complexa e variada, com diferentes estados apresentando cenários distintos. Esta matéria do Notícias Concursos explora as nuances desses cenários, com base em informações do último Boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz.
Observa-se um aumento das hospitalizações semanais ligadas à Covid-19 na Bahia, seguindo o crescimento já constatado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No entanto, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná apresentam sinais de possível interrupção desse crescimento.
Os dados revelam que cerca de 15% dos novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 são crianças de 0 a 4 anos de idade. Esta situação destaca a necessidade de vacinação para essa faixa etária.
“Com os adultos mais protegidos pelas vacinas, as crianças pequenas passaram a ser parte dos grupos etários mais afetados pelos casos graves da doença, ficando atrás apenas dos idosos. Por isso, é tão importante vacinarmos nossas crianças pequenas.” – Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz.
Ainda segundo Marcelo Gomes, com a vacinação em dia e o uso de máscara em situações específicas, é possível diminuir o risco de transmissão do vírus da Covid-19.
Confira mais detalhes no mapa abaixo:
Segundo dados do Boletim InfoGripe, já foram notificados 155.628 casos de SRAG, sendo 60.959 (39,2%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 78.524 (50,5%) negativos, e 8.078 (5,2%) aguardando resultado laboratorial.
A prevalência entre os casos positivos foi de:
Já foram registrados 9.546 óbitos por SRAG, sendo 4.883 (51,2%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 4.001 (41,9%) negativos e 170 (1,8%) aguardando resultado laboratorial.
A prevalência de óbitos por SRAG foi de:
O cenário da Covid-19 no Brasil é heterogêneo e dinâmico, com cada estado apresentando suas peculiaridades. À medida que o país avança na vacinação, é fundamental manter as medidas de prevenção para conter a disseminação do vírus.
A transmissão da Covid-19 ocorre principalmente de pessoa para pessoa. O vírus é transmitido por meio de pequenas gotas da respiração produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.
Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos.
Use álcool em gel 70% quando água e sabão não estiverem disponíveis.
Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Mantenha a distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas.
Use máscaras quando tiver que sair em público.
Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar.
Limpe e desinfete superfícies tocadas com frequência.