Quando se fala em coleção de moedas, é natural que muita gente comece a imaginar um cenário de busca por peças antigas de tempos muito distantes. O fato, no entanto, é que existem casos de moedas muito recentes que já estão valendo muito dinheiro no final das contas.
Neste artigo, por exemplo, vamos falar sobre a famosa moeda de 10 centavos do ano de 2022. Sim, estamos falando de um exemplar que foi lançado no ano passado, e que segue circulando normalmente em trocos em feiras, e que podem estar no fundo do seu bolso ou na sua carteira neste exato momento.
É fato que nem todas as moedas de 10 centavos do ano de 2022 podem ser consideradas raras. Mas também é fato que se você prestar bastante atenção aos detalhes da peça, vai conseguir identificar quais delas podem gerar um bom dinheiro no final das contas.
Antes de mais nada, separamos abaixo uma série de características da moeda de 10 centavos do ano de 2022, tomando como base as informações liberadas pelo Banco Central (BC):
Mas afinal de contas, quanto vale a moeda de 10 centavos do ano de 2022 considerando os catálogos numismáticos mais recentes? Na tabela abaixo, você vai poder identificar os patamares cobrados para um exemplar em estado normal, ou seja, sem nenhum tipo de erro de cunhagem:
MBC | SOBERBA | FLOR DE CUNHO |
---|---|---|
Sem valor | Sem valor | R$ 1 |
Caso você tenha uma moeda de 10 centavos do ano de 2022 certificada, saiba que ela poderá ser vendida a nada menos do que R$ 100.
Para os iniciantes, as inscrições acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.
Mas o fato é que, independente do estado de conservação, a moeda de 10 centavos do ano de 2022 pode valer muito mais dinheiro caso seja encontrada com alguma variante, ou seja, com algum erro de cunhagem.
Abaixo, você pode conferir alguns exemplos: