Se você anda por aí com uma moeda de 1 real no bolso, pode estar carregando uma verdadeira fortuna e nem sabe. Acontece que algumas dessas moedas são raras e podem valer até R$650. Isso mesmo, uma única moeda de 1 real pode render uma pequena fortuna. Quer saber mais? Continue lendo nosso artigo.
Antes de mais nada, é importante entender o que faz uma moeda ser considerada rara. A raridade de uma moeda é determinada por vários fatores, como a quantidade produzida, o ano de cunhagem, o estado de conservação e a presença de erros de cunhagem.
Uma moeda que teve uma tiragem limitada, ou seja, que foi produzida em menor quantidade, tende a ser mais rara e, portanto, mais valiosa. Isso porque a oferta dessa moeda no mercado é menor, o que pode aumentar o seu valor.
O ano em que a moeda foi cunhada também pode influenciar em sua raridade. Moedas cunhadas em anos específicos, especialmente aqueles marcados por acontecimentos históricos, podem ser mais raras e valiosas.
O estado de conservação de uma moeda é outro fator que pode influenciar em seu valor. Moedas que estão em bom estado de conservação, sem sinais de desgaste ou danos, tendem a ser mais valiosas.
Erros de cunhagem são falhas que ocorrem durante o processo de fabricação da moeda. Esses erros podem incluir a impressão invertida de imagens ou textos, a falta de algum detalhe ou a presença de marcas indevidas. Moedas com esses erros são extremamente raras e podem ser muito valiosas.
Esta moeda que foi cunhada no ano de 2015, é feita de aço inoxidável no núcleo e aço revestido de bronze no anel. O a que difere das demais, é o fato de em seu verso está estampado uma imagem comemorativa das Olimpíadas onde está representada a modalidade conhecida como Rugby.
Com uma tiragem de 20 milhões de unidades, a modela pode ser facilmente encontrada devido a sua forte circulação. Entretanto, as versões deste modelo que podem valer até R650,00 apresentam um erro de cunhagem, o que agrega valor aos olhos dos colecionadores, conhecidos como numismatas. Portanto, para serem valorizadas, a cunhagem precisa ser invertida em 180º, ou seja, o seu reverso precisa estar rotacionado em relação ao anverso.
O reverso invertido é um erro de cunhagem que ocorre quando a imagem ou o texto no verso da moeda é impresso de cabeça para baixo em relação ao anverso. Em outras palavras, se você virar a moeda de cima para baixo (como se estivesse virando uma página de um livro), a imagem ou o texto no verso deve estar na mesma orientação do anverso. Se estiver invertido, é um erro de cunhagem.
O termo anverso, e o seu oposto, reverso, servem para descrever os dois lados das unidades de moeda e de muitos outros objetos com duas faces. Eles normalmente são utilizados em referência a moedas, mas também a papel moeda, bandeiras, medalhas, desenhos, e outras peças de arte ou artigos impressos.
Identificar a moeda rara de 1 real com reverso invertido é simples. Primeiro, observe o anverso da moeda. Nele, você deve ver a efígie da República ou o desenho do mapa do Brasil, dependendo do ano de cunhagem da moeda.
Depois, vire a moeda de cima para baixo, como se estivesse virando uma página de um livro. No reverso, você deve ver o valor da moeda (1 real) e o ano de cunhagem. Se a imagem e o texto estiverem na mesma orientação do anverso, a moeda é normal. Se estiverem invertidos, você tem uma moeda rara.
Além da moeda de 1 real com reverso invertido, existem outras moedas de 1 real que também são raras e podem ser valiosas. Algumas delas incluem:
Se você tiver uma moeda rara de 1 real (ou qualquer outra moeda rara), pode estar se perguntando como vendê-la. Aqui vão algumas dicas:
Então, a moeda de 1 real que você tem no bolso pode valer uma fortuna? A resposta é: depende. Se for uma moeda comum, ela vale apenas 1 real. Mas se for uma moeda rara, como a moeda de 1 real com reverso invertido, ela pode valer até R$650. Portanto, vale a pena dar uma olhada nas suas moedas antes de gastá-las. Você pode estar carregando uma pequena fortuna e nem sabe!