A frase “nós somos o que comemos” nunca faz tanto sentido quando estamos doentes. Somos seres humanos, e só por este fato ocupamos o primeiro lugar de complexidade no ranking animal.
O funcionamento de todo o nosso corpo depende de uma série de fatores. Além das questões climáticas e ambientais, a nossa fisiologia ou “organismo” depende muito da nossa alimentação. Em razão disso, manter hábitos saudáveis ao consumir legumes, frutas e praticar exercício físico é crucial.
Diante um quadro gripal, por exemplo, é interessante sabermos o que de fato deve ser consumido e o que pode acabar piorando ainda mais a situação. Veja a seguir os cinco alimentos que devem ser evitados quando se está gripado:
Consumir produtos industrializados que possuem altos índices de componentes químicos quando se está gripado deve ser evitado. Isso porque, as calorias de baixa qualidade e outros aditivos podem piorar o seu estado. Então, evite refrigerantes, sucos de caixinha, biscoitos recheados e hot-dog, por exemplo.
Primeiramente, quem consome ovo cru ou malpassado está sujeito a contaminação por Salmonella sp. A bactéria pode causar danos grave ao organismo, inclusive, se estiver com a imunidade baixa, quadro comum quando se está gripado. Neste caso, evite consumir este alimento desta forma ou os seus derivados, como a maionese.
Essas bebidas possuem um alto índice de açúcar e acelera o ritmo cardíaco de alguns indivíduos. Quando se está com a imunidade debilitada, o ideal é consumir bebidas mais naturais e que reforçam o sistema imune, como sucos de laranja e de limão.
Alimentos com grande teor de sódio, substâncias químicas e gorduras saturadas podem postergar a recuperação do organismo. O consumo de bacon, salsicha, pepperoni e o chouriço, por exemplo, pode tardar a melhora. A sugestão é trocar esses produtos por coco, salmão, castanhas e azeite.
Dentre os alimentos anteriores, o álcool é o produto que mais pode prejudicar o indivíduo, tanto no seu estado normal quanto diante o acometimento de gripe. Isso porque, além de estimular a desidratação, o álcool também é considerado uma substância inflamatória. Então, evite-o.