Segundo pesquisa da Serasa Experian, mais da metade das compras em marketplaces, feitas utilizando cartões de crédito de parentes, ocorreram com os cartões das mães dos titulares das contas nos sites de e-commerce (comércio eletrônico).
O levantamento foi feito neste mês de outubro, analisando compras feitas em marketplaces com cartões de crédito de parentes. Mais de 60 mil transações foram levadas em consideração, sendo que 65,9% ocorreram com os cartões das mães. Em seguida, os mais utilizados foram os de irmãos (14,9%), filhos (12,6%), avós (3,2%) e tios (1,9%). Por fim, as operações utilizando cartões de pais, netos ou sobrinhos foram as menos frequentes, representando 1,5% do total.
O estudo recente da Serasa sobre transações on-line também descobriu que as disputas eram significativamente maiores quando as compras eram feitas com o cartão de crédito dos avós do que quando as compras eram feitas com o cartão de outros parentes.
A pesquisa mostra que essas transações têm 153,8% mais probabilidade de serem contestadas do que as transações feitas com cartões dos filhos. Além disso, as compras feitas com o cartão de crédito dos avós são 135,7% mais arriscadas do que as compras feitas com o cartão dos irmãos e 73,7% mais arriscadas do que as compras feitas com o cartão da mãe.
Caio Rocha, diretor de produtos de autenticação e antifraude da empresa, destacou que se o titular do cartão de crédito contestar esse tipo de transação online, pode ser um indício de fraude. Ele enfatizou a importância de os titulares de cartões e as empresas se protegerem de fraudes no ambiente digital para evitar perdas financeiras.
“Emitir cartões digitais temporários, por exemplo, é um bom caminho para os consumidores aumentarem a segurança em compras online, e investir em um processo inteligente de combate à fraude, com uma camada adicional que protege as compras feitas em ambientes digitais ajuda as empresas a identificar fraudadores com mais eficiência”, afirmou Rocha.
Segundo dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, dos golpes registrados no primeiro semestre deste ano, 45,5% ocorreram no setor de bancos e cartões de crédito.
Pelo parecer da Serasa, o aumento de 18% nas fraudes relativas a cartões bancários no último trimestre de 2022, em comparação com o trimestre anterior também é um dado preocupante. Esse crescimento foi demonstrado pelo último Relatório Global de Identidade e Fraude da Serasa Experian.
Segundo Pedro Moreno, gerente-executivo da Serasa Experian, muitos negócios físicos acabaram, passando a ser digitais com a pandemia e as restrições sociais e outras dificuldades do período. No entanto, os proprietários não deram a devida atenção para a prevenção de fraudes, relativas a cartões de crédito, por exemplo, gerando o grande aumento no número de golpes e os dados alarmantes demonstrados pela pesquisa.
“Vimos uma avalanche de golpes e as tentativas de golpes aumentaram muito nesse período. Com isso, lançamos o Fraudômetro, que é uma iniciativa de alertar pessoas e empresas a se prevenirem dos golpes”, afirmou Moreno à Agência Brasil. O Fraudômetro pode ser acessado através deste link, e indica o número de tentativas de fraude de identidade, que podem envolver cartões de crédito.