3 dicas principais para pais e responsáveis escolherem a melhor escola em 2022

Está se organizando para colocar seu filho em uma nova escola em 2022? Há algumas orientações importantes conferidas por especialistas, que ajudam muito nesse momento decisivo.

A Geekie, plataforma de educação, listou três dicas bacanas para pais e responsáveis se atentarem na hora de escolher a instituição de ensino. Confira!

Linha pedagógica mais adequada

O primeiro passo é conhecer os projetos pedagógicos das escolas. A ideia é saber se integram um modelo de ensino que define e orienta a maneira como as aulas são dadas e como os estudantes são avaliados, de acordo com a metodologia.

Além disso, essa informação dá pistas sobre quais os instrumentos e a frequência para essa avaliação, ou seja, os recursos ou materiais didáticos. Será que a escola acompanha todo o desenvolvimento do aluno ou apenas tem visibilidade dele nos boletins de finais de ciclos? Como essas avaliações são usadas na personalização da aprendizagem da criança ou do jovem?

Dentro da proposta educacional, existe a linha pedagógica baseada em teorias e conceitos de aprendizagem. Somente a partir dessas informações é possível analisar se a instituição está alinhada com os valores e os princípios da família do estudante, se pode suprir as expectativas dos pais e responsáveis, e se tem sinergia com as características pessoais do estudante, ou seja, com o perfil.

Currículo escolar e qualidade de ensino

Pais e responsáveis podem até verificar a posição das escolas em rankings, mas o mais importante é checar aspectos como o currículo escolar – que deve focar em habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Atualmente, é importante se certificar se a escola trabalha com competências como o desenvolvimento de pensamento científico, crítico e criativo; habilidades para argumentar com bases sólidas; trabalhos com empatia, cooperação e acolhimento, entre outras.

Em relação à BNCC, vale saber que todas as escolas que oferecem o Ensino Médio precisam adaptar pelo menos o primeiro ano do segmento em 2022. Isso significa não apenas remodelar o currículo das disciplinas tradicionais, mas oferecer, também, os novos “itinerários formativos” – uma nova formatação no Ensino Médio, que permite que estudantes possam escolher quais áreas do conhecimento querem estudar mais e se aprofundarem ao longo do segmento.

Verifique, por exemplo, quais projetos, disciplinas eletivas, oficinas e outras atividades a escola oferece nos itinerários e quanto esses conteúdos irão ajudar no desenvolvimento do estudante.

Vale, também, observar as atividades extracurriculares como esportes, artes, música. Pode ser interessante checar a qualificação dos professores; para isso, uma dica é pesquisar a formação, os cursos e a experiência dos docentes. Algumas instituições de ensino disponibilizam, no próprio site da escola, o perfil e o currículo dos professores.

Acolhimento e processo de adaptação

Um outro critério importante é como a escola faz o acolhimento e a integração dos novos alunos. Os orientadores pedagógicos ou a coordenação devem fazer reuniões periódicas com a família e dar atendimento individual aos estudantes.

Os docentes também devem auxiliar durante o processo de inclusão. Pais e responsáveis devem observar se na escola há, por exemplo, o acompanhamento de um professor ou tutor, que se encarrega de apresentar a instituição e a rotina ao aluno até que este conheça todas as novidades.

Uma dica listada pela equipe da Geekie é verificar como a instituição faz a integração dos recém-chegados com os colegas de classe, facilitando o entrosamento entre novatos e veteranos.

No processo de adaptação, é possível que a criança ou o adolescente tenha dificuldade de aprendizagem, por isso, é essencial checar se a escola oferece aulas de reforço em horários de contraturno ou outras estratégias de aprendizagem ainda mais personalizadas. E se o problema for comportamental? A ajuda psicológica de um profissional poderá ser bem-vinda, principalmente se vir de dentro da escola, sendo conduzida por um psicopedagogo.

Fonte: Assessoria de imprensa 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.