Dicas de autores para incentivar a leitura infantil

A leitura é uma atividade de muita relevância para o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de estudo. Entre os benefícios da leitura temos o estímulo da criatividade, a melhora na escrita e o estímulo da imaginação. Desse modo, incentivar a leitura é uma forma de buscar esses benefícios para a vida da criança.

Pensando nisso, selecionamos cinco autores cujos livros são uma ótima opção para incentivar as crianças a lerem. Confira abaixo nossa seleção!

Ana Maria Machado

Em primeiro lugar, nossa dica é apostar nos livros da escritora Ana Maria Machado. Nascida em 1941, a autora tem diversos livros infantis publicados no Brasil e no exterior, que atendem a crianças de diferentes idades. A autora ficou muito conhecida por sua obra após receber em 2000 o Prêmio Hans Christian Andersen, um dos mais importantes de literatura infantil. Assim, entre suas obras, recomendamos Bisa Bia, Bisa Bel (1981), Menina Bonita do Laço de Fita (1986) e De carta em Carta (2002).

Marina Colasanti 

Em segundo lugar, recomendamos as obras de Marian Colasanti. Com mais de 70 livros publicados para crianças e adultos, a autora já recebeu dezenas de prêmios por suas obras de literatura infantil, entre eles o Prêmio Jabuti. Da escritora ítalo-brasileira, recomendamos  Uma Ideia Toda Azul (1979) e A Moça Tecelã (2003).

Ziraldo

O escritor Ziraldo Alves Pinto é um dos mais renomados autores de literatura infantil do Brasil. Além disso, é o criador do famoso personagem O Menino Maluquinho, do seu livro homônimo de 1980, adorado pelas crianças. A linguagem do autor alcança crianças de diversas idades, de modo que suas obras podem ser lidas tanto por adultos quanto pelas próprias crianças. Desse modo, recomendamos os livros Uma Professora Muito Maluquinha (1995) e Os Dez Amigos (2001).

Clarice Lispector

A escritora Clarice Lispector é uma das mais importantes escritoras da literatura brasileira, desse modo, dispensa apresentações. No entanto, o que muitos não sabem é que a escritora trabalhou também com literatura infantil. Com uma linguagem cirúrgica, a autora trata de temas como a morte sem precisar tornar a linguagem simplista para atingir as crianças. Entre suas obras infantis recomendamos A vida íntima de Laura (1974), O Mistério do Coelho Pensante (1967) e A Mulher que atou os peixes (1968).

Cecília Meireles

Por fim, para aqueles que desejam incentivar a leitura de poemas, recomendamos também uma grande escritora brasileira: Cecília Meireles. Os poemas da autora trazem versos muito musicais, o que cativa muito as crianças. Um bom exemplo disso é o texto Ou Isto Ou Aquilo, encontrado em livro homônimo publicado em 1964.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.