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Especialista ensina técnicas para melhorar memorização 

Esquecer coisas cotidianas, ou a chamada perda de memória, tem se tornado um problema comum atualmente. E o excesso de tecnologia tem corroborado diretamente para esse processo. 

A enorme quantidade de estímulos que recebemos impossibilita o armazenamento das informações devido às disfunções nos neurotransmissores, que afeta um dos principais fatores para memorização que é a atenção. 

No entanto, existem algumas técnicas simples e práticas para melhorar a capacidade de memorização. 

Segundo um estudo realizado pelo pesquisador Fabiano de Abreu, primeiro precisamos entender que a memória possui três estágios, são eles:

  • Codificação: quando entra em contato com a informação; 
  • Armazenamento: onde cérebro guarda a informação; 
  • Recuperação: que é a evocação tardia dessa informação. 

Além disso, segundo o pesquisador, dois fatores são fundamentais nessa ação: atividade física e boa alimentação. 

Os exercícios físicos ajudam a configurar a motivação cerebral e deixam o cérebro mais preparado para o raciocínio lógico. Já a alimentação saudável colabora para deixar o cérebro mais turbinado, com velocidade no processamento de dados e encadeamento de ideias lógicas. 

“Há também a facilidade em usar o lobo pré-frontal coordenando e manipulando as emoções, promovendo mecanismos, métodos para o foco atencional e na emoção para a memorização”, afirma Abreu.

É possível melhorar ainda mais essa habilidade? Segundo o pesquisador, sim. 

“Vale destacar, inclusive, que a memória é trabalhada desde muito cedo. Nas crianças, por exemplo, as que praticam a leitura, em relação às que não praticam, a memorização de conteúdos acontece de forma muito mais fácil, uma vez que as que lêem mais, têm mais contato com coisas “novas” e já estivessem com o cérebro mais adaptado para aprender e, consequentemente, memorizar”, explica.

Técnicas para melhorar a memorização

O pesquisador afirma que na fase adulta também é possível melhorar a memorização com hábitos simples, veja!

  • Escutar música clássica, sem muita mistura de instrumentos para não perder o foco, mas que consiga dividir a atenção de maneira leve, aumentando o foco na aprendizagem. 
  • Dormir de noite, não da madrugada, 8 horas diárias, evite luzes nos olhos na hora de pegar no sono. 
  • Ler de maneira fracionada, por pequenos períodos de tempo, mas com frequência. As sinapses aumentam à noite, ao longo do sono, por isso vale a pena, por exemplo, estudar aos poucos diariamente. 
  • Evite distrações, sendo assim, desligue tudo o que tiver ao seu redor, evite o smartphone e se recolha para manter a concentração. 
  • Leia 20 minutos antes de dormir, pois isso facilita na consolidação da memória. 
  • Crie em sua imaginação histórias que pretende memorizar. 
  • Faça ligações do que deseja memorizar com alguma coisa que já está acontecendo. 

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