Neste mês de abril, o Exército Brasileiro receberá as inscrições para ingresso em duas escolas preparatórias que garantem ao candidato aprovado o pontapé inicial na carreira como militar das forças armadas.
Mas você sabe qual a diferença entre elas e qual o perfil de candidato que cada escola exige? É isso que vamos te contar a seguir e, assim, te ajudar a definir em qual delas entrar. Acompanhe:
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), como o próprio nome sugere, é destinada a formação de novos cadetes da força armada.
Para isso, no entanto, é necessário que o candidato possua nível médio completo e idade entre 17 e 22 anos completos.
Ao ingressar na EsPCEx e concluir o curso de formação, o jovem receberá também graduação de bacharel em Ciências Militares, sendo declaro aspirante a oficial ao término do curso.
No entanto, para ingressar na escola é importante também que o candidato não possua dependentes, uma vez que o regime de dedicação é integral e em regime de internato.
O primeiro ano do curso é realizado na cidade de Campinas-SP. Os demais anos de formação são ministrados na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, RJ.
Para concorrer a uma das 440 vagas oferecidas pela EsPCEx, o candidato deve realizar a inscrição no período de 10 de abril a 21 maio de 2024 diretamente pelo site da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.
Para ter acesso à Ficha de Inscrição, o candidato deve possuir cadastro no sistema de login único do portal do Governo Federal (gov.br). O cadastro no portal do Governo Federal deve ser realizado previamente pelo próprio candidato.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 100. O candidato precisa preencher todos os dados, imprimir e pagar o boleto referente ao valor da taxa de inscrição.
Os candidatos inscritos no CadÚnico ou que sejam doadores de medula óssea tem direito a solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para isso, o candidato deve acessar o site da EsPCEx e fazer o requerimento entre os dias 10 e 15 de abril.
Clique aqui para conferir informações completas sobre o concurso EsPCEx.
Outra escola preparatória do Exército que está com inscrições abertas é a EsFCEx (Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército Brasileiro).
Inclusive, vale destacar que o prazo de inscrições para a EsFCEx tem inicio nesta segunda-feira, dia 01 de abril.
Mas, ao contrário da EsPCEx, a EsFCEx é destinada a candidatos que já possuam nível superior completo e nas áreas de interesse do edital, ou seja, para compor os quadros médico, dentista, farmacêutico, capelães e complementares. Ao todo, são oferecidas 210 vagas para ambos os sexos.
Nesse caso, o candidato pode ser mais velho, com idade entre 30 e 40 anos, dependendo de cada edital.
Clique aqui para conferir todas as informações sobre o concurso EsFCEx.
Para concorrer a uma das vagas oferecidas pela EsFCEx, o candidato deve realizar a inscrição no período de 1 de abril a 14 junho de 2024 diretamente pelo site da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 150. O candidato precisa preencher todos os dados, imprimir e pagar o boleto referente ao valor da taxa de inscrição.
Os candidatos inscritos no CadÚnico ou que sejam doadores de medula óssea tem direito a solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para isso, o candidato deve acessar o site da EsFCEx e fazer o requerimento entre os dias 01 e 05 de abril.
Por outro lado, mesmo com público-alvo distintos, ambas as escolas se assemelham quando o assunto são as etapas de seleção.
Isso porque nos dois casos, o processo é praticamente o mesmo e exigirá dos candidatos a mesma disciplina e rigor nos estudos e demais testes.
Confira a seguir como a seleção é realizada tanto na EsFCEx ,quanto na EsPCEx:
Primeira etapa:
Segunda Etapa (todas de caráter eliminatório):