Nem sempre é fácil escolher um curso de capacitação, não é mesmo? Especialmente quando decidimos investir em um curso “mais caro”, a decisão pode ser ainda mais complexa. Porém, com uma análise profunda, essa situação pode sim ser facilitada. E neste texto, você verá algumas considerações relevantes que poderão lhe ajudar na sua tomada de decisão. Confira! 🙂
Antes de qualquer coisa, é interessante considerar que um bom planejamento faz parte do processo de escolher um curso de capacitação. Isto é, é aconselhável que você mapeie aquelas habilidades que estão defasadas, ou aquelas que você almeja adquirir. Dessa forma, ficará mais simples selecionar uma área a ser estudada.
Abaixo desenvolvemos alguns passos que partem exatamente dessa premissa:
O autoconhecimento é muito relevante em nossas vidas. Ele pode nos ajudar a entender melhor as emoções, os anseios, dúvidas e desejos que possuímos. Além disso, ele nos ajuda a enxergar os pontos fortes e fracos, viabilizando um maior entendimento de nós mesmos. Sendo assim, comece a praticar o autoconhecimento se quiser saber quais habilidades estão enfraquecidas ou quais você gostaria de ter.
Sempre lembrando de respeitar a si mesmo, suas singularidades e subjetividades, combinado?
Além de reconhecer o que você gostaria de impulsionar nas suas habilidades, que tal verificar o que o mercado de trabalho vem solicitando dos profissionais? Esse tipo de mapeamento também pode lhe ajudar a encontrar uma área de conhecimento que possa ser relevante para a sua carreira.
Depois de listar as potenciais habilidades que você deseja adquirir, é hora de analisar os cursos disponíveis no mercado. No começo, pode ser que você não saiba qual o nome do curso ideal, o que é normal. Uma ideia é ir buscando pela habilidade que você deseja adquirir. Por exemplo: Como melhorar a comunicação? Como melhorar o inglês? Quais as melhores estratégias para trabalhar com X? Pense sobre as perguntas que podem ser feitas e use o Google na hora de fazer a sua busca por cursos.
Vá anotando e salvando aqueles que forem mais condizentes com o que você deseja alcançar, para depois escolher um curso de capacitação.
Com uma pré-seleção já estabelecida, comece a verificar a grade dos cursos que foram selecionados. Quais são as matérias ministradas? A carga horária? Os benefícios? A bibliografia? Analise com cuidado. Assim você terá maiores chances de entender qual a opção mais condizente com as suas necessidades.
Por fim, para escolher um curso de capacitação você também pode pesquisar sobre a instituição de ensino, analisar a reputação dos professores e ainda conversar com o estabelecimento, de fato. Desse modo é possível absorver informações relevantes e cruciais para uma tomada de decisão mais assertiva.
Saiba analisar os prós e contras de cada alternativa e coloque tudo na balança. Desse modo, você mesmo poderá escolher o seu curso com mais assertividade.