Quando pensamos em roupa de cama, temos a ideia de dormir com qualidade, aconchego e tranquilidade. Por isso, hoje, vamos indicar como escolher roupa de cama, desde tecidos e fios além de outros truques.
Com o mesmo critério que usamos para escolher os móveis do nosso quarto, devemos ter critérios específicos para escolher as roupas de cama: lençóis, edredons, almofadas e capas de travesseiro. Afinal, são eles que vão nos conceder uma noite revigorante e bem-dormida.
Essa sensação gostosa e confortável tem muito a ver com a estação do ano. Por exemplo, no verão, os lençóis devem ser mais leves e o edredom pode ser substituído por um cobre-leito. Agora, no inverno, é possível investir em lençóis com mais fios, ou de tecidos diferenciados e edredons mais quentinhos e confortáveis.
Você pode optar, ainda, por usar cobertores de microfibra que, além de esquentar bastante, evita alergias.
Neste caso, o “nível de macio” tecido é ditado pela quantidade de fios, ou seja, quantos fios se tem por base a soma dos fios no sentido vertical e horizontal. Assim, quanto mais fios tiver, mais confortável é a peça.
A quantidade de fios varia de 150 a 1.000. A partir de 300 ou 400 fios, já é possível conseguir um tecido macio, não sendo necessário comprar o de 1.000 fios para garantir qualidade e maciez!
As roupas de cama são produzidas por tecidos diferenciados e, por isso, é preciso que você saiba de fato escolher o que mais te agrada para colocar em sua cama.
Entre os principais tecidos de roupas de cama, tem-se:
Nada pior do que acordar com o lençol que saiu do colchão, um edredom pequeno que não cobre o suficiente ou, ainda, roupas de cama arrastando no chão.
Assim, as medidas padrão para as camas são:
As roupas de cama devem prever o gosto do dono do quarto e a decoração do quarto. Por isso, o jogo de cama pode ser no mesmo tom da decoração do ambiente, criando sobretons interessantes ou, ainda, pode contrastar com a decoração.
A recomendação principal vai para as peças com estampas, pois devem estar em equilíbrio com a decoração do quarto, bem como o edredom ou cobre-leito.
Outra recomendação é que se considere a estação do ano para as cores: verão, cores claras; inverno, cores mais escuras.
Ao criar sobretons, considere as cores da mesma paleta, pois faz uma decoração bem interessante.
Outra opção é apostar em tons neutros. Por exemplo: lençóis claros e edredons escuros ou estampados, ou vice-versa. Neste caso, o tom neutro vai funcionar como coringa.
Por fim, use nossas dicas e escolha a sua roupa de cama de forma acertada. Temos certeza que a escolha bem feita vai fazer uma enorme diferença na qualidade do seu sono, pois o conforto é parte muito importante para que o corpo fique realmente descansado e pronto para relaxar!
Assim, volte nesse post sempre que sentir necessidade ou quando for comprar seu novo jogo de cama! Com certeza vai ser muito mais fácil decidir daqui para frente!
Tenha uma boa noite de sono!