Por conta do cenário de pandemia do covid-19, as atividades de ensino se restringiram por meses ao ambiente virtual. Desse modo, se evidenciou a desigualdade no acesso à internet e equipamentos como tablets e computadores entre os alunos.
Assim, os alunos da rede pública de ensino tiveram maior dificuldade no estabelecimento do ensino remoto.
Desse modo, a prefeitura de São Paulo anunciou que vai distribuir tablets entre os alunos da rede municipal ainda este ano.
A Secretaria Municipal de Educação (SP) deve adquirir 465 mil tablets para doar. Serão atendidos os estudantes do Ensino Fundamental I e II, Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
A iniciativa é parte do Projeto Escola Digital. A secretaria desenvolve o projeto em conjunto com Bruno Covas (PSDB), o atual prefeito da capital.
Segundo um levantamento da secretaria quase metade dos alunos da rede municipal não tem conseguido acessar o material digital disponibilizado pela prefeitura. Desse modo, 48% dos estudantes não tiveram como estudar remotamente durante a pandemia.
Por esse motivo surgiu a iniciativa para a compra dos tablets. A ideia é, então, atender os alunos que estão sem acessar os conteúdos no período de suspensão das aulas presenciais.
A pasta estima que o investimento pode chegar a 350 milhões de reais. Assim, na próxima segunda (24), a prefeitura o deve iniciar uma consulta pública no seu site e-negócios.
O objetivo da consulta é de ouvir as empresas do ramo que tenham interesse na licitação, além de professores, diretores e pais de alunos. Assim, o prazo para as sugestões vai até o dia 2 de setembro.
O secretário municipal, Bruno Caetano, afirmou que há a necessidade de entender qual a disponibilidade do produto no mercado brasileiro. Além disso, disse ser necessário considerar as sugestões. Por esse motivo, a prefeitura abrirá a consulta.
A elaboração da proposta final só ocorrerá após a audiência semi-pública que deve ocorrer no dia 8 de setembro. A audiência terá transmissão pelo YouTube, clique aqui.
As informações são da Exame.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!