A escalabilidade é o ideal para qualquer negócio, mas dentro do empreendedorismo é um objetivo.
Escalabilidade define a lucratividade do negócio, ao passo que não aumente os custos na mesma proporção.
Ou seja, um negócio escalável é um negócio que possui potencial de crescimento e não necessita de altos valores de investimentos.
Tornar um negócio escalável é um objetivo dentro do empreendedorismo. Ao passo que muitos negócios já nascem escaláveis, quando oriundos de uma inovação disruptiva, por exemplo.
Para que uma empresa seja considerada escalável, alguns pontos devem ser considerados. Sendo assim, a escalabilidade pode ocorrer em empresas que vendem produtos, bem como nas empresas que oferecem serviços.
Portanto, um negócio é escalável quando:
Suporta volumes de usuários sem recorrer a custos adicionais;
Otimiza processos mantendo a qualidade e os custos;
O Capital Social da empresa não precisa ser alto;
O mesmo serviço gera lucros recorrentes.
Sendo assim, a escalabilidade de um negócio ocorre quando há um investimento que gera lucros sem ter que aumentar os custos da empresa.
Assim sendo, um negócio escalável suporta o aumento dos clientes sem ter que investir em mais espaço físico, por exemplo.
Uma Startup que cobra mensalidade por um serviço é um exemplo de negócio escalável.
A Netflix por exemplo, é uma empresa escalável, pois, oferece o mesmo serviço e aumenta seu lucro de forma exponencial.
O investimento é o mesmo, tenha a empresa 1.000 clientes ou 100 mil. Por isso, a maioria dos negócios escaláveis são tecnológicos.
Empresas que atuam com omnichannel por exemplo, são empresas que possuem alto potencial de escalabilidade.
Assim sendo, uma empresa pode nascer escalável, bem como pode tornar-se. Através de tecnologias que não requerem alto valor de investimento, porém aumentam a sua capacidade de produção e atendimento.