A Era Vitoriana ocorreu na Inglaterra durante o governo da rainha Vitória I entre 1837 e 1901. Esse período ficou marcado por um intenso desenvolvimento econômico e industrial do país.
Além disso, houveram grandes conquistas coloniais. Por isso, na Era Vitoriana, a Inglaterra tornou-se a nação mais rica e poderosa do mundo.
A rainha Vitória I chegou ao trono após a morte do seu tio Guilherme IV em 1837. Ela casou-se com o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, eles tiveram nove filhos. Seu reinado só chegou ao fim após a sua morte em 1901.
A Era Vitoriana poderá aparecer em questões de vestibulares e do Enem. Por isso fique ligado no assunto, acompanhe!
A Era Vitoriana possui diversas características que ficaram marcadas na história da Inglaterra. Por isso selecionamos as principais delas, veja!
A Era Vitoriana ficou marcada por um grande desenvolvimento artístico e cultural, sobretudo na arquitetura, literatura, teatro, entre outros. Vale dizer que mesmo com uma forte repressão contra artistas opositores ao regime, a classe média inglesa era uma grande consumidora de cultura.
No campo da arquitetura, o movimento neogótico buscava reviver o estilo gótico medieval. A literatura era movida por romances, sobretudo nas obras de Charles Dickens, George Eliot e Thomas Hardy.
Por fim, o teatro, tinha como principal destaque as obras do dramaturgo Oscar Wilde.
E então, gostou de saber mais sobre a Era Vitoriana?
Não deixe de ler também – 4 filmes e séries sobre a monarquia britânica.