Formar equipes colaborativas faz parte das estratégias de Recursos Humanos, porém é uma melhoria para toda a empresa.
Ainda que um empreendedor não tenha domínio sobre as estratégias de recursos humanos, haja vista que muitos ainda não possuem uma equipe, muitas ideias de gestão podem ser adaptadas.
O conceito de equipes colaborativas pode corroborar as estratégias de uma empresa desde o seu surgimento. Ao passo que conforme a empresa cresce, essa colaboração se torna mais fortalecida.
Por isso, é muito viável que a empresa incorpore em seus valores conceitos que alterem positivamente a estrutura de recursos humanos vigente ou nascente.
Dentro de um conceito de equipes colaborativas cabe atuar com base em uma dinâmica multidisciplinar e colaborativa. Sendo assim, as complexidades das situações se tornam oportunidades de melhoria dos processos.
Sendo assim, a empresa fornece autonomia aos funcionários para que tenham confiança nos processos internos, bem como alterem processos quando em comum acordo com a gestão.
Certamente esse conceito não visa minimizar o poder de decisão de uma gestão, mas sim torná-la abrangente para que as pessoas que estão inseridas nos processos possam sugerir as melhorias que elas mesmas vêem como solução.
Após essas sugestões, cabe ao gestor analisar a viabilidade de cada sugestão, bem como adaptá-las a dinâmica interna e necessidade do mercado.
A equipe de Recursos Humanos se posiciona como um fator facilitador dessa dinâmica, atuando com feedback e com foco em desenvolvimento.
Sendo esse a principal diferença entre o conceito de equipe colaborativa em brainstorming. Haja vista na gestão colaborativa há direcionamento das ideias e um facilitador de feedbacks, enquanto no conceito de brainstorming há uma chuva de ideias sem exatamente um processo anterior. As duas estratégias são positivas e inclusive, podem ser complementares.