Empreendedorismo

Equipes Colaborativas na Gestão Estratégica

O conceito de equipes colaborativas está implícito na gestão estratégica e pode fazer parte da cultura de uma empresa desde o seu surgimento.

Equipes colaborativas – Um conceito aplicável em qualquer negócio

Formar equipes colaborativas faz parte das estratégias de Recursos Humanos, porém é uma melhoria para toda a empresa.

Ainda que um empreendedor não tenha domínio sobre as estratégias de recursos humanos, haja vista que muitos ainda não possuem uma equipe, muitas ideias de gestão podem ser adaptadas.

Para uma empresa que nasce para evoluir

O conceito de equipes colaborativas pode corroborar as estratégias de uma empresa desde o seu surgimento. Ao passo que conforme a empresa cresce, essa colaboração se torna mais fortalecida.

Por isso, é muito viável que a empresa incorpore em seus valores conceitos que alterem positivamente a estrutura de recursos humanos vigente ou nascente.

Dinâmica multidisciplinar

Dentro de um conceito de equipes colaborativas cabe atuar com base em uma dinâmica multidisciplinar e colaborativa. Sendo assim, as complexidades das situações se tornam oportunidades de melhoria dos processos.

Sendo assim, a empresa fornece autonomia aos funcionários para que tenham confiança nos processos internos, bem como alterem processos quando em comum acordo com a gestão.

Gestão abrangente e necessidade do mercado

Certamente esse conceito não visa minimizar o poder de decisão de uma gestão, mas sim torná-la abrangente para que as pessoas que estão inseridas nos processos possam sugerir as melhorias que elas mesmas vêem como solução.

Após essas sugestões, cabe ao gestor analisar a viabilidade de cada sugestão, bem como adaptá-las a dinâmica interna e necessidade do mercado.

A equipe de Recursos Humanos se posiciona como um fator facilitador dessa dinâmica, atuando com feedback  e com foco em desenvolvimento.

A diferença entre os conceitos: Equipes Colaborativas e brainstorming

Sendo esse a principal diferença entre o conceito de equipe colaborativa em brainstorming. Haja vista na gestão colaborativa há direcionamento das ideias e um facilitador de feedbacks, enquanto no conceito de brainstorming há uma chuva de ideias sem exatamente um processo anterior. As duas estratégias são positivas e inclusive, podem ser complementares.